Encarte do Professor


A Revista de História da Biblioteca Nacional está repensando o formato de um de seus produtos mais interessantes: o encarte do professor.

Desta vez, a RHBN quer se instruir com você, professor, sobre novos temas, alterações e sugestões para a melhoria deste encarte e, claro, o aprendizado em sala de aula. Para isso, basta ir ao site da RHBN e responder a algumas perguntas.

De quebra, você concorre a uma assinatura da revista e poderá ter seus comentários publicados em anúncios especiais na contracapa das próximas edições. Faça o Encarte do Professor ficar do seu jeito.

Saiba mais e preencha o Formulário Clicando aqui

Com informações do Cafehistoria

CURSOS ON - LINE: RECURSOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

A Ong EDUCOOP está oferecendo dois cursos pela internet sobre o PAA Doação Simultânea, possibilitando que os alunos conheçam este programa do governo federal, elaborem e submetam seus projetos com o apoio técnico de mediadores capacitados.
Vale destacar que O PAA Doação Simultânea é uma política de segurança alimentar que combate a fome com a compra de produtos da agricultura familiar através das cooperativas e associações. Segue abaixo maiores informações sobre os cursos:
  • Cursos: Elaboração do PAA Doação Simultânea e Gestão do PAA Doação Simultânea
  • Início dos cursos: 05/12/2011;
  • Cursos totalmente a distância; 
  • Apoio de especialistas para a elaboração e gestão dos projetos; 
  • Metodologia: Material didático, fóruns, downloads, questionários e chats; 
  • Carga Horária: 15 horas em 20 dias para cada curso; 
  • Certificado: Após a conclusão do curso o certificado é enviado por e-mail; 
  • Pré-Requisitos: Ser usuário de internet e possuir e-mail. 
Para realizar a sua inscrição em nossos cursos, acesse o site, realize o seu cadastro e realize o pagamento. O nosso site é www.cursoscooperativistas.com.br
Maiores informações: adm@cursoscooperativistas.com.br Tel.: 031 3891-5518

Saudações Cooperativistas!!!
Débora Ribas
Suporte Técnico EDUCOOP

Divulgados locais de prova e horários do Concurso Publico do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração informa que os candidatos inscritos para o Concurso Público, regulado pelo Edital nº 01/2011, deverão comparecer aos locais de provas com 01 (uma) hora de antecedência, ou seja, às 07:30hs horário local (turno manhã) e 13:30hs horário local (turno tarde), munidos de caneta esferográfica azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identidade.

As provas serão realizadas nos dias 8 de janeiro e 15 de janeiro de 2012, para saber em qual local, dia e hora você irá realizar sua prova, acesse o arquivo abaixo:

http://www.crato.ce.gov.br/documentos/concurso/edital-local-provas.pdf

NOITE DE MUITOS GOLS PELA OITAVA RODADA DO II CAMPEONATO MASTER


O Ginásio Poliesportivo foi mais uma vez na noite de ontem, 30 de novembro, palco de muitos gols pelo Campeonato Máster.

No primeiro confronto da noite o Alto do Campo não tomou conhecimento da equipe do Fluminense e sapecou uma senhora goleada por 12 x 4, saindo do sufoco das últimas colocações, a pesar de ainda ser um dos últimos.

Já o Mega Som continua firme na busca pelo título. A vitória desta vez foi em cima do São Paulo por 4 x 1.

Foi registrado um empate na última rodada em 4 x 4 entre Borracharia e Veteranos.
Com informações do Departamento de Esporte.

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA


Aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro nas dependências do Conselho Nacional de Educação - CNE o Seminário Internacional sobre Avaliação na Educação Básica. Estavam presentes representantes do Canadá, Chile, Portugal, Argentina e Equador para debaterem as experiências internacionais de avaliação do programa PISA – Programme for Internacional Student Assessment. Foi um evento para nos fazer refletir sobre o processo de avaliação da educação básica, no qual estão envolvidos 65 países. Mais do que um processo avaliativo, o PISA é um indicador desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


O PISA constitui-se em um programa internacional que avalia o desempenho de estudantes na faixa-etária dos 15 anos, idade média do término da escolaridade básica obrigatória na maioria das nações. O indicador é resultante das provas adotadas a partir de um eixo temático de três áreas distintas que as compõem: Leitura, Matemática e Ciência. Em sentido estrito, trata-se de um teste padronizado para aferir e avaliar a qualidade dos sistemas educacionais nestes países, incluindo o Brasil.

Para quase todos especialistas que estiveram presentes ao seminário a aplicação destes testes é apresentada como uma solução simples para o que, na realidade, é uma questão muito mais complexa. Ou seja, o PISA, assim como qualquer outro instrumento de avaliação de desempenho, apresenta, no melhor dos casos, uma fotografia de uma parte que os alunos podem realizar, todavia, estes mesmos testes não nos dizem tudo o que podem fazer nem porque podem ou não fazer.


Nesse sentido, o PISA tem levado muitos governos, incluindo o nosso, a orientarem suas formulações no campo da educação pelos resultados do referido programa. 

Destaque-se também o papel da mídia, que dá publicidade, a partir de manchetes sensacionalistas, sobre o desempenho dos países em função da pontuação recebida. É singular o modo como o governo se posicionou sobre os resultados do PISA: "O Pisa produz indicadores que contribuem, dentro e fora dos países participantes, para discutir a qualidade da educação básica e subsidiar políticas nacionais de melhoria da educação. 

O Ministério da Educação usará seus resultados para orientar os investimentos e ajudas técnicas com mais efetividade. É a primeira vez que os dados são divulgados por estado, diz o ministro Fernando Haddad".


Para além destes aspectos, vale destacar que estas avaliações padronizadas e seus usos estão marcadas cada vez mais pela inserção dos países participantes no mercado global, em que a educação está sendo submetida. Não podemos considerar uma avaliação que testa apenas um grupo de três áreas do conhecimento (matemática, ciências e leitura) possa determinar a qualidade do sistema educacional. É importante questionar porque outras disciplinas como as das áreas das Ciências Humanas, desprivilegiadas e não avaliadas? Portanto, esse programa não pode ser visto ou analisado como um instrumento que ofereça um julgamento definitivo da qualidade do sistema educacional de um país.


No último resultado da avaliação, o Brasil ocupou a 53ª colocação, entre os 65. O país ficou um ponto à frente da Colômbia, mas um ponto atrás da Jordânia. Estas diferenças de um ponto para cima ou para baixo nos fizeram melhor ou pior que estes países? A nossa educação, a partir deste resultado, melhorou? Estas tabelas criam de fato uma expectativa positiva ou negativa na mídia, que de posse destes dados, tão limitados e simplistas, estimulam padrões de avaliação desenvolvendo o "ranqueamento" das escolas criando a falsa impressão de que estas estatísticas são de alguma forma, um ranking das melhores e piores escolas do Brasil, criando-se a panacéia da comparação.


O convite formulado a Anpuh pela Câmara de Educação Básica nos colocou diante dos reais problemas advindos do programa PISA e que parecem orientar o MEC e sua enxurrada de avaliações, tais como a Provinha Brasil, Saeb, Prova Brasil, Encceja e Enem. Portanto, termos participado deste seminário, foi fundamental para entendermos que os processos de avaliação a que estamos submetidos, notadamente na educação básica, são frutos dos acordos bilaterais e da imposição de organismos como a OCDE.


Por tudo isso, não podemos deixar de estar presentes nestes fóruns, nem delegar a outros o papel de também discutir os modelos de avaliação que serão implementados no futuro documento das Diretrizes Conceituais e Operacionais para a Avaliação na Educação Básica.




Com informações da ANPUH

VETERANOS E BORRACHARIA VENCEM PELA 7ª RODADA DO CAMPEONATO MASTER


O Campeonato de Futsal Master chegou à noite de ontem, 28 de novembro, no Ginásio Poliesportivo, a sua sétima rodada com a realização de mais três partidas.

Os Veteranos se recuperou da derrota na última rodada ao vencer a equipe do Alto do Campo por  5 x 2. Já o Fluminense está mal das pernas. A derrota desta vez veio no confronto com a Borracharia. 6 x 2 foi o resultado. Quem anda rido a toa é o líder da competição, o Mega Som. No entanto, a equipe perdeu os seus primeiros pontos ao apenas empatar em 3 x 3 com o São Paulo.

Diante dos resultados a Classificação apresenta o Mega Som com 17 pontos, seguido dos Veteranos com 12. Em terceiro aparece a Borracharia, 10 pontos, vindo o São Paulo com um ponto a menos. Alto do Campo e Fluminense dividem as últimas posições, ambos ostentam cinco pontos.

Com informações do Departamento de Esportes.

MUDANÇAS NO EDITAL REFERENTE AOS AGENTES DA LEITURA GERAM DISCUSSÕES


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Educação, depois de ter prorrogado o prazo de inscrição do Edital Bolsas Agentes de Leitura do Ceará 2011, para o dia 24 de outubro, já publicou que a realização das provas foi adiada para o próximo dia 03 de dezembro.
Pelo edital, a finalidade é colaborar com o desenvolvimento humano por meio do acesso ao conhecimento pela difusão do livro e do fomento à leitura nos municípios do estado do Ceará. Deve-se ressaltar ainda que este ano serão contemplados 188 localidades de 41 municípios do estado.
A escolha dos municípios ficou a cargo do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, com base nos critérios técnicos definidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica – IPECE. Cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias selecionadas pelas secretarias de educação dos municípios com base no Índice de Focalização dos Agentes de Leitura - IFAL desenvolvido pelo IPECE. A Secult entregará ao Agente de Leitura equipamentos e materiais de apoio como bicicleta, mochila acervo bibliográfico, fichas matrizes de acompanhamento e blusa.
No entanto, a lista de benefícios entregues aos participantes, bem como os critérios de participação tem virado alvo de muitas críticas, inclusive com vários pedidos de revisão e, ou recurso.  De acordo com explicações da Secretaria de Cultura do Estado publicada em seu portal de comunicação, o motivo do adiamento das provas se deu para que esses recursos sejam analisados.
Umas das grandes discussões que vem se afirmando diz respeito ao valor dos candidatos a Agente de Leitura Articulador. Na última publicação no site da Secretaria de Cultura, datada do dia 23 do mês corrente, o valor atinge R$ 545,00. Infere-se aqui que, este valor foi substituído, vindo a equivaler a mais hum mil reais, sem o benefício da Moto, antes publicado. Desta feita, os candidatos a Agentes da Leitura Articulador só podiam se inscrever se tivessem ou comprovassem ter carteira de habilitação. Com as mudanças, muitos que queriam concorrer, não podiam. Por outro lado, esse impasse quanto ao valor e, por conseguinte, se benefício da moto vai ou não ser incorporado, tem prejudicado muita inscritos.
Em virtude disso, a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Altaneira, Mirian Tolovi, torna público a sua intenção em discorrer sobre os impasses para os habilitados ao programa neste Município.
Além de Altaneira, Mais quarenta Municípios serão Contemplados, a saber, Potiretama, Jaguaretama, Beberibe, Dep. Irapuan Pinheiro, Mombaça, Boa Viagem, São G. Do Amarante, Miraíma, Uruoca, Granja, Barroquinha, Chaval, Caucaia, Quiterianópolis, Parambu, Novo Oriente, Ararendá, Ipaporanga, Poranga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Tamboril, Graça, Coreaú, Moraújo, Senador Sá, Croatá, Salitre, Tarrafas , Araripe, Saboeiro, Potengi, Antonina do Norte, Santana do Cariri, Mauriti, Granjeiro, Porteiras, Assaré, Nova Olinda, Quixelô.