Plano de vacinação contra a Covid-19 em Altaneira é apresentado

 

O secretário de saúde de Altaneira ao lado da coordenadora de epidemiologia e da coordenadora da atenção primária. (FOTO/ Reprodução)

Por Nicolau Neto, editor-chefe

O município de Altaneira é mais um dos que compõem o cariri cearense a apresentar seu plano de operacionalização para a vacina contra a pandemia do novo coronavirus (a Covid-19). A ação foi divulgada tanto pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) em seu perfil no Facebook, quanto pelo Secretário Municipal da Saúde, Júnior Paulino, na página da prefeitura na mesma rede, nesta terça-feira (19).

O Plano segue as diretrizes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e do Ministério da Saúde e terá quatro fases. Na primeira, estão incluídos trabalhadores da área da saúde e idosos a partir dos 75 anos; na segunda fase serão vacinados as pessoas com idade entre 60 e 74 anos; pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19, como aqueles portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras, estão incluídos na terceira etapa e na última fase serão vacinados professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Para cada etapa há recomendações. Na primeira a vacinação ocorrerá nos serviços de atuação desses trabalhadores; Já na segunda, a estratégia é vacinar da casa em casa e para as duas últimas recomenda-se a apresentação de prescrição médica (3ª fase) e documento que que comprove a vinculação ativa deste profissional com a escola (´4ª etapa). Ainda em que pese a esta última fase, a vacinação para profissionais das forças de segurança e salvamento ocorrerá nas respectivas unidades de atuação.

Ao explicar o plano de imunização, a Coordenadora de Epidemiologia do município, Ana Deyva, destacou que “as doses serão liberadas de forma direcionada, fracionada e graduadas.” Já Maria Dayane, Coordenadora Municipal de Atenção Primária, detalhou como ocorrerá o início da vacinação. Segundo ela, neste primeiro momento serão atendidos os profissionais que estão na linha de frente de combate a pandemia e que atuam no Hospital Euclides Nogueira Santana. “Esses profissionais estão em contato direto com os sintomáticos respiratórios”, disse. “No Hospital existe a unidade sentinela, onde os profissionais realizam a testagem rápida e o swab, exames primordiais para a detecção da Covid-19”, finalizou.

De acordo com Júnior Paulino, Secretário da Saúde, Altaneira receberá do Ministério da Saúde “54 doses de vacina que corresponde a 34% da meta dos profissionais que serão vacinados.”

Altaneira possui até agora 6 mortes registradas por Covid-19 e 219 casos confirmados.

Clique aqui e confira o Plano de Imunização contra a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!