Deza Soares é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Altaneira

 

Deza Soares é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Altaneira. (FOTO/ João Alves).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

O professor Deza Soares (PT) foi eleito na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, presidente da Câmara de Altaneira para o biênio 2021/2022.

A votação foi conduzida pelo vereador mais votado no pleito do dia 15 de novembro, o estreante Gean Moura (PT) e contou apenas com uma candidatura representada pelo Partido dos Trabalhadores.

Os outros partidos, PDT e PSD, no entanto, não ficaram de fora da mesa visto que a vereadora Robercivânia de Oliveira (PSD) foi eleita por todos os nove parlamentares para secretariar os trabalhos da casa. Coube ao parlamentar Ariovaldo Soares (PDT) que irá exercer seu primeiro mandato justificar o fato da oposição não lançar candidatura à presidência. Segundo ele, a oposição não dispunha de votos suficientes, mas que não ia votar no candidato Deza. Ariovaldo sustentou ainda que mesmo não tendo nada contra seu companheiro de parlamento e o reconhecendo como "legalista" não ia votar nele.

Essa orientação foi seguida pelos demais integrantes da bancada de oposição que conta ainda com Robercivânia e Valmir Brasil (PDT). Os três se abstiveram de votar nos cargos de presidente e vice. Sob a alegativa do princípio da proporcionalidade, o oposição votou apenas para o cargo de secretária.

Sem esses três votos, o vereador Deza Soares foi eleito presidente e a vereadora Silvânia Andrade (PT) se elegeu como vice-presidente. Ambos computaram seis votos.

Deza vai para o seu quinto mandato. Ele tinha ficado de fora do parlamento na última legislatura (2016/2020) quando decidiu não concorrer.

Com o resultado, Dariomar Rodrigues (PT) contará no seu segundo mandato como prefeito com o seu partido no comando da casa legislativa e terá ainda a maioria na base de sustentação da administração.

A sessão de posse dos nove eleitos e eleitas para o parlamento municipal foi realizada de forma presencial na sede da Câmara e transmitida pela página da casa no Facebook e no perfil do servidor público e radialista João Alves. Na mesma oportunidade foram empossados também o prefeito e o vice eleitos, Dariomar Rodrigues e Devaldo Nogueira, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!