Academia dos Cordelistas do Crato completa 30 anos de fundação

 

(FOTO/ Divulgação).

A Academia de Cordelistas do Crato, importante equipamento de promoção da cultura e poesia em formato de cordel no Cariri, completa 30 anos de fundação da entidade. Por ela passaram grandes nomes da literatura de Cordel, e atualmente está sob a presidência da cordelista Anilda Figueiredo.

A entidade foi fundada em 1991 pelo poeta e comunicador Elói Teles de Morais, e é composta por poetas populares, e ainda mantém a forma artesanal de trabalho. O texto do cordel é montado letra por letra, processo que pode durar cerca de uma hora para confecção de apenas uma página.

Esta já chegou a publicar mais de 1 milhão de folhetos sobre os mais diversos temas, vários deles enviados para escolas e bibliotecas em diversas cidades do país. O local da “Morada da Poesia” resiste ao tempo e está localizada em Crato, na Rua Rui Barbosa, podendo ser visitada mediante agendamento junto a Secretaria de Cultura ou na própria entidade.

Nota de pesar

Na oportunidade, realiza-se homenagem póstuma ao poeta Luciano Carneiro, que faleceu vítima da Covid-19 e que foi um dos importantes baluartes da poesia popular, prestando relevantes serviços à academia, chegando a presidir a entidade.

_______________________

Por George Wilson, no Badalo.

Um comentário:

  1. Bravo pela notícia! Adoro ler literatura de cordel e sou filho de um cordelista. Gostei muito desse mural. Merece transformar-se num mural em azulejos para dar maior beleza, durabilidade no tempo e assim ser parte de um acervo mais da arte nas ruas do Crato. Obrigado!
    Leonardo de Albuquerque

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!