#RetrospectivaBlogNegroNicolau. O Blog foi um dos diários do cariri mais citados em 2020

 

Por Nicolau Neto, editor-chefe

Em 2021 o Blog Negro Nicolau (BNN) completará uma década na rede mundial de computadores. Mas desde o seu lançamento, não há dúvidas de que este ano que se encerra hoje foi um dos mais desafiadores, principalmente por causa da pandemia do novo Coronavirus (Covid-19).

Foi um ano que além de escrever para reafirmar o óbvio (e tem sido assim principalmente depois que Bolsonaro foi eleito presidente em outubro de 2018), precisou-se também e com angústia relatar os retrocessos históricos sem precedentes.

2020 foi atípico porque além de se preocupar em convencer a população da importância de se proteger da Covid-19, houve a necessidade de ao mesmo tempo desconstruir um discurso avesso à ciência propagado pelo presidente que em grande medida explica a quantidade alarmante de mortes pela pandemia. O último boletim computou 193.940 famílias em luto.

Além da preocupação com a pandemia, os textos do Blog mencionava também a necessidade de combater o aumento desenfreado do racismo propagado sobremaneira por quem mais deveria trabalhar para eliminá-lo - o presidente do país e o presidente da Fundação Cultural Palmares. Seus discursos incitam e inflamam ainda mais a proliferação do racismo em uma sociedade construída à custa da escravidão negra e da desigualdade racial.

Projetos e proximidade com ox leitorxs

Mas 2020 foi também um ano de importantes iniciativas deste Blog e de consolidação de outras, como o projeto “Colunistas”. Hoje o Blog conta com cinco colunistas. Nesse quadro há professoras, ativistas de direitos humanos e poeta. Vieram para somar, agregar e melhorar o alcance do Blog e principalmente os conteúdos. No cabeçalho você encontra todas as páginas, inclusive as dedicadas às colunistas.

É importante destacar que o Blog conta também com parcerias que estão a partir de agora incluídas no lado direito (por meio de logotipo). Cito aqui o site Intelectual Orgânico onde este editor atua como colunista; o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER); o Congresso Artefatos da Cultura Negra; A Academia de Letras do Brasil/ Seccional Araripe (ALB/Araripe-CE), onde este que vos escreve é membro; O Blog Identidade 85 editado e administrado pelo professor José Fernandes, do Estado de Santa Catarina; O Projeto ARCA, a Rádio Comunitária Altaneira FM e a Associação Cristã de Base (ACB); Destaca-se outrossim, que estas parcerias não acarretam benefícios financeiros para nenhuma das partes.

O Blog está cada vez mais em sintonia e mais próximo de quem dedica um tempo da sua rotina diária para ler os escritos postados neste espaço. A partir de agora, você encontrará disponível no canto superior direito e logo abaixo da ferramenta “Busque aqui” todas as redes sociais do BNN. É simples. Basta clicar no logotipo desejado e serás redirecionado para um dos perfis de sua preferência.

Alcance Nacional e Regional

O Blog Negro Nicolau (BNN) já é reconhecido nacionalmente faz alguns anos. Sites de grande visibilidade no país - como o Geledés e o CEERT – tem reproduzido textos do Blog vez por outra. Ademais, tem se tornado uma constante o envio de mensagens de leitor, leitora e de quem não se reconhece como nenhum dos gêneros solicitando espaço no blog para a divulgação de textos e de projetos individuais ou coletivos. Isso vale muito mais que acesso puro e simples.

Em 2020, o BNN passou também a figurar como um dos blogs mais citados na região do cariri. Foi um ano em que este diário se tornou fonte e referência nos principais sites/portais e blog da região. Muitos texto foram reproduzidos nos sites Miséria e Gazeta do Cariri, no Portal Badalo e nos blog: Blog do Boa, Blog do Amaury Alencar e Blog do Ambrósio Santos.

No início deste ano por iniciativa deste editor foi retirado o contador de acessos. Lembro que por duas oportunidades o BNN foi o mais acessado dentre os blog de Altaneira e que ao resolver não mais disponibilizar esse recurso, destaquei dentre outras justificativas que o diário foi criado não para ser campeão de acessos; que o BNN já está consolidado no meio da blogosfera e finalmente que ele não foi criado para fins que não seja o exercício da cidadania, do empoderamento e da diversidade e contribuir para formar opinião.

Foi pautado como sempre os principais temas relacionados a conjuntura política de Altaneira. Foram registradas ainda as principais conquistas culturais deste município, como o fato de Altaneira ser o único município do Ceará que tem lei regulamentando a celebração do Dia da Consciência Negra e a Comenda João Zuba.

Em 2021 você, o Blog e eu estaremos juntos novamente. Que o ano venha carregado de esperanças e isso inclui a vacinação contra a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!