Comenda João Zuba é entregue em sessão solene da Câmara de Altaneira

Comenda João Zuba é entrgue em sessão solene da Câmara de Altaneira. (FOTO/ João Alves/ Montagem/ Blog Negro Nicolau).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

Visando contribuir para manter viva a memória e a história de um dos maiores símbolos da cultura popular de Altaneira, o mestre da Banda Cabaçal João Zuba, a Câmara de Altaneira, na microrregião do cariri oeste, realizou na noite desta quarta-feira, sessão solene híbrida (de forma remota e presencial) para entregar a “Comenda Joao Zuba.”

Com a presença no plenário da casa de quatro homenageados/as, a cerimônia ocorreu com apenas com quatro vereadores. Além do presidente Adeilton Silva (PSD), participaram Antônio Leite, Ciê Bastos e Valmir Brasil, todos do PDT.

As primeiras homenagens foram conferidas a mestre da cultura popular, Dona Angelita, Luiz Manoel, um dos idealizadores da Banda Cabaçal, a integrante da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe e professora, Socorro Lino e o ex-secretário municipal de Cultura, Ivanildo Cidrão. A condecoração é dada a pessoas físicas que tenham prestado ou prestem importantes serviços em prol do desenvolvimento da cultura popular do município e de acordo com o projeto de lei nº 003 que cria a “Comenda João Zuba” aprovado ano passado, a indicação é de iniciativa do legislativo devendo vir amparada de justificativa e documentos comprobatórios do mérito do ou da possível agraciado/a.

Em seu discurso, a professora Socorro Lino agradeceu as vereadoras Zuleide Oliveira e Silvânia Andrade, ambas do PT, autoras do decereto-legislativo que culminou em sua homenagem com a comenda e disse que a recebia “com muito carinho e satisfação” e destacou que o momento remete “a lembrança de tantos anos dedicados a Educação de Altaneira”, além de lembrar que faz parte da ALB/Seccicional Araripe junto a outros conterrâneos, como o Poeta Adriano, o Artísta Plástico Aldemir Ribeiro e os professores Reginaldo, Evantuil e este editor.

A homenageada ainda aproveitou para parabenizar este professor e editor por ter sido o autor do trabalho de pesquisa para a ALB/Araripe sobre João Zuba e o idealizador da comenda:

Aproveito para parabenizar o ex aluno e colega idealizador da  referida “Comenda”, o Professor Nicolau, que realizou sua pesquisa sobre o Sr. João Zuba, integrante da cultura Altaneirense, daí veio a sua ideia de conseguir através da Câmara Municipal, mais precisamente através das vereadoras Zuleide de Oliveira e Silvania Andrade, que apresentaram o projeto pelo qual foi aceito e votado  por unanimidade por todos os vereadores”, lembrou.

Uma das autoras do decreto-legislativo, a vereadora Zuleide Oliveira, usou as redes sociais na manhã de hoje para justificar sua ausência na sessão em texto da professora Socorro Lino. “Não pude comparecer à sessão mas sabia que poderia ser feito sem a minha presença. Mais importante do que minha presença foi ação anterior.” Ela felicitou a homenageada, dizendo ser “merecida” e também lembrou o papel deste signatário por “indicar e digerir a criação desta honraria” e adiantou “com certeza ele também receberá a sua.”

Além das comendas, o evento ainda contou com a entrega de mérito legislativo e de título de cidadão altaneirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!