Vitória de Joe Biden: muda alguma coisa?

 

Trump e Biden, da esq. para a dir. respectivamente. (FOTO/ Divulgação).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

A vitória de Joe Biden muda alguma coisa do ponto de vista geopolítico? Talvez não. Me arriscaria a dizer que não.

Agora, a derrota de Donalt Trump representa um sinal que só as democracias (mesmo aquelas mais restritas como a do próprio Estados Unidos) é capaz de fazer: jogar no lixo da História aqueles que representam o preconceito, a discriminação e o racismo.

Que sirva de lição ao Brasil.

Os números

O democrata derrotou o republicano e os dados foram confirmados neste sábado, 7, tendo repercutido internacionalmente. Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos que segundo projeções dos principais veículos de comunicação norte-americanos chegou a ultrapassar o número suficientes delegados (270).

Como era de se esperar, Biden comemora e agradece aos/as eleitores. Já Trump contesta os resultados sem nenhuma prova. Algo que não fez em 2016 quando foi eleito.

As eleições de 2020 nos Estados Unidos marcou um recorde de votantes em mais de um século e Biden se tornou o mais votado na História norte-americana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!