Sete dos nove vereadores de Altaneira deixarão a Câmara em dezembro

 

Sete dos nove vereadores de Altaneira deixarão a Câmara em dezembro. (FOTOS/ Divulgacand/ Montagem/ Blog Negro Nicolau).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

As eleições de 2020 proporcionaram uma das maiores mudanças na Câmara de Altaneira. Dezenove concorrentes disputaram a preferência de eleitores/as pelas nove vagas.

Muito embora a mudança de 77,7% na nova configuração do legislativo municipal tenha sido favorecida pela ausência de seis dos atuais vereadores nessa disputa, esse número não deixa de ser significativo e simbólico. Principalmente porque dos sete novos integrantes, seis terão a função de legislar e fiscalizar o executivo pela primeira vez.

O atual presidente da Câmara, o vereador professor Adeilton (PSD) resolveu apostar em um novo mandato. Mas não buscou permanecer no legislativo e sim uma estreia no executivo como vice na chapa que teve a empresária Kesia Alcântara como candidata a prefeita pelo PDT; o mesmo fez seu concorrente na última disputa pela presidência da Câmara, o vereador Devaldo Nogueira (PT), sendo ele o candidato a vice do atual prefeito Dariomar Rodrigues (PT). O povo acabou dando a oportunidade de estrear no executivo ao Devaldo.

Dos/as outros/as cinco, quatro resolveram não colocar seus nomes ao julgo pular: Antônio Leite, Ciê Bastos e Flávio Correia, todos do PDT e Alice Gonçalves (PT) e uma não conseguiu a reeleição, a vereadora Zuleide Oliveira (PT).

Assim, deixarão a Câmara em dezembro quando se encerram seus mandatos: Adeilton Silva, Alice Gonçalves, Antônio Leite, Ciê Bastos, Devaldo Nogueira, Flávio Correia e Zuleide Oliveira.

Nova composição

Ocuparão o posto pela primeira vez Gean Moura (PT), Robercivânia Oliveira (PSD), Nonato Torres (PT), Júnior Paulino (PT), Rafaela Gonçalves (PT) e Ariovaldo Soares (PDT). Completam a lista dos nove a vereadora Silvânia Andrade (PT) e Valmir Brasil (PDT) que conseguiram renovar seus mandatos, além de Deza Soares (PT) que retorna à casa.

Mas esse quadro pode mudar se houver movimentações políticas que permitam o retorno de alguma candidata ou candidato que não conseguiu êxito nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!