Blog Negro Nicolau realizará entrevistas com candidatos/as a vereador/a de Altaneira

 

Sede da Câmara Municipal de Altaneira. (FOTO/ Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

As eleições de 2020 em face da pandemia do novo coranavirus passaram por mudanças. Desse modo e a partir da Emenda Constitucional nº 107/2020, eleitores e eleitoras irão às urnas munidos de todos os cuidados possíveis no dia 15 de novembro (1º turno) e havendo a necessidade retornarão em 29 do mesmo mês naqueles municípios com mais de 200 mil eleitores/as.  O que não é o caso de Altaneira, na microrregião do cariri oeste cearense que tem, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 5.773 eleitores/as aptos/as a votarem.

Essas eleições definem prefeitos/as e vereadores/as que vão formar o governo municipal de 2021 a 2024. Nos municípios, vereadores/as representam o poder Legislativo, que é responsável pela criação e votação das leis, além de fiscalizar o trabalho do/a prefeito/a. E é o /a prefeito/a que possui a responsabilidade pela administração e pelos recursos do município.

O tamanho do município e a quantidade de eleitores/as determinam quantos/as vereadores/as a formarem o legislativo. Altaneira comporta apenas 09. Esse número impar evita que empate nas votações, dando ao/a presidente/a da casa o poder de desempate, além de outras atribuições.

Do ponto de vista estratégico e da efetividade de direitos básicos contidos na Constituição Federal, Constituição Estadual e na Lei Orgânica Municipal, é a Câmara a instituição mais próxima do cidadão (ou ao menos deveria ser), conhecedores de suas necessidades e anseios. Ela é a base de enfrentamento a todas as formas de desigualdades. Embora a responsabilidade de administrar e aplicar os recursos seja do executivo, cabe ao legislativo propor legislação que caminhe no sentido da construção de políticas públicas, além de ser dele o poder de decidir o orçamento da cidade. São vereadores/as ainda que podem decidirem o afastamento (impeachment) do/a prefeito/a.

Pensando nessa grande responsabilidade que deve ter o legislativo municipal, o Blog Negro Nicolau (BNN) iniciará a partir da próxima segunda-feira, 26, uma série de entrevistas com as 19 candidaturas a vereança. Se todas responderem, a série terminará dia 13 de novembro. As perguntas serão encaminhadas por meio de e-mail e das redes sociais.

É importante destacar que as entrevistas possuem caráter de utilidade pública e visa apenas contribuir para que você eleitor/a possa fazer uma boa escolha no dia 15 de novembro.

A ordem das entrevistas será por sorteio e divulgada aqui mesmo no Blog no domingo, 25. Se você é candidato/a, deseja ser entrevistado e ainda não tem nossos contatos, segue abaixo:

Correio eletrônico: nicolauhistoria@gmail.com

Whatsapp: (88) 9 9242 9739

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!