Rádio Comunitária Altaneira FM completa 20 anos

 

Tolovi durante o programa "Esperança do Sertão", da Rádio Comunitária
Altaneira FM.(FOTO/ Nicolau Neto).

Neste ano de 2020 a Rádio Comunitária Altaneira FM comemora mais um ano de existência. Já se prenunciam duas décadas de atividades levando músicas, formas de interação e informações aos lares das famílias altaneirenses. Ela não é apenas a rádio de nosso município, é uma rádio que já faz parte de nossa história. Enfrentando e não se deixando envolver pelas crises político-partidárias; superando todas as adversidades, as dificuldades financeiras; mas, acima de tudo, se mantendo como um “coração pulsante” por meio de suas diretorias, seus locutores e colaboradores. Aliás, só sabe o que significa a manutenção e o funcionamento de uma rádio comunitária, com todas as restrições que ela recebe do nosso Estado, quem passa por “dentro” dela.

A rádio comunitária Altaneira FM nasce a partir de um movimento social que deu origem à ARCA - Associação Raízes Culturais de Altaneira. Esse movimento era denominado “Conselho Comunitário”, com representações das mais diversas instituições. Porém, nasce também marcada por disputas e conflitos no campo da política. Afinal, uma rádio sempre influencia direta e indiretamente nas relações de poder.

Porém, com o passar do tempo, ela deixou de ser a rádio de um prefeito, de um determinado grupo político, de um partido. Passou a ser, de fato, a rádio da comunidade. E, mesmo com todas as nossas limitações e dificuldades, devemos nos orgulhar com o fato de que a rádio Altaneira FM é uma raríssima exceção em nosso país: ela funciona realmente como Rádio Comunitária. Um meio de comunicação que representa fruto de muita luta dos movimentos sociais em busca de uma comunicação alternativa.

Por fim, sabemos que o potencial de nossa rádio é muito maior do que ela representa hoje. Afinal, a sua maior dificuldade consiste em contar com pessoas que se dediquem à esse meio de comunicação de forma gratuita e voluntária, sem segundos interesses, para transformar a nossa rádio verdadeiramente em uma “Escola de comunicação” e instrumento de informações que despertem a consciência crítica e a responsabilidade cidadã.

Mas a sua história já é grandiosa, fazendo parte da história de Altaneira. E devemos nos orgulhar disso, comemorando mais um aniversário.

_____________________________

Texto de Carlos Alberto Tolovi encaminhado a redação do Blog. Tolovi é filósofo, professor universitário com doutorado em Ciências das Religião e autor do livro “Mito, Religião e Política. Padre Cícero e Juazeiro do Norte(Editora Prismas). É um dos idealizadores e fundadores da Associação ARCA e da Fundação ARCA e já foi presidente da Associação Beneficente de Altaneira (ABA) entidade mantenedora da Rádio, sendo um dos principais defensores desta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!