Blog Negro Nicolau está presente no e-book “Mapeamento da Mídia Negra no Brasil” lançado pelo Fopir

Por Nicolau Neto, editor-chefe

O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (Fopir) lançou nesta quarta-feira, 05, durante o evento “Quartas Antirracistas” o e-book “Mapeamento da Mídia Negra no Brasil”.

Com o tema “Mídia Negra no Brasil – Implodindo Imaginários” mediado por Naiara Leite, coordenadora de Comunicação do Odara Instituto da Mulher Negra e integrante da comunicação do Fopir, o evento teve como destaque o protagonismo feminino negro e a atuação e papel de mídia negra no pais. Como convidadas, segundo o site do Fopir, estiveram Alane Reis, editora-chefe da Revista Afirmativa; e Larissa Santiago, coordenadora dos espaços virtuais e offline junto com as Blogueiras Negras.

Este mapeamento é fruto de uma ação conjunta. O Fopir informa que esses dados já tinham sido foram apresentados ao público ainda em 2019 no seminário Genocídios Contemporâneos: Reagir é Preciso realizado em Belo Horizonte (MG) e que o e-book conta com contribuições fundamentais em artigos de Alane Reis, Edson Cardoso, Gabi Oliveira (De Pretas), Jonas Pinheiro, Larissa Santiago e Rosane Borges.

Mídias negras são espaços de comunicação social produzidos por pessoas negras que tratam de pautas e temas sobre a vivência das pessoas negras e sobre a luta contra o racismo. Essas mídias podem atingir públicos locais, em contextos comunitários, a níveis estadual, regional, nacional ou internacional. Em se tratando de mídias empresariais, estas precisam pertencer em mais de 50% a empresários negros e os cargos de gestão e coordenação também precisam ser ocupados por pessoas negras”, destaca o Fopir em seu site.

Dentre essas mídias, como o site Mundo Negro, o Alma Preta, o Blogueiras Negras, a Revista Afirmativa que já são conhecidas no país, está o Blog Negro Nicolau.

Em nome da equipe comunico que é uma alegria e uma honra fazer parte desse mapeamento e do e-book.

Clique aqui e tenha acesso ao e-book “Mapeamento da Mídia Negra no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!