Miolgem com café - GRUNEC debaterá “representatividade negra na política”


(FOTO/ Reprodução/ Instagram).

Texto: Nicolau Neto

O Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) realizará nesta sábado, 20/06, por meio de videoconferência um importante debate para o país, principalmente para negros e negras. O “milogem com café” indicado por mebrxs do grupo para dialogar sobre as principais demandas do grupo e da população negra debaterá hoje o tema representatividade negra na política.

muitas são as demandas que se apresentam a nossa frente, como nossos corpos alvos se encontram nesse momento? Vamos ferir o silêncio que nos machuca e reacender o pacto de criação de carta negras?...”, diz o chamado.

A falta ou pouca representatividade de negros e negras na política partidária nos principais espaços de decisões (executivo, legislativo, judiciário e midiático) acaba por interferir de forma drástica a adoção de ações afirmativas que contribua para o protagonismo de nosso povo.

Para se ter uma dimensão das desigualdades raciais nesses setores, com enfoque para o político partidário, o país elegeu no último pleitos 513 deputados federais, mas apenas 24 foram negros. Apenas 3 dos 81 senadores são negros e somente 1.604 dos/as prefeitos/as eleitos são negros de um total de 5.570. Nos legislativos municipais, a diferença também é gritante. Foram eleitos/as 57.838 vereadores/as, mas destes somente 24.282 são negros.

Os dados acima refletem o que a gente vem constantemente afirmando, inclusive em nota de escurecimento que lancei esses dias em redes sociais. Não basta simplesmente se candidatar. É preciso antes derrubar essa estrutura política racista e que ainda funciona nos moldes “coronelistas” de outrora. É preciso, de igual modo, discutir com nossa juventude negra esse sistema cruel e que afasta a participação negra nos debates políticos.

O debate está previsto para começar a partir das 17 na plataforma Meet e terá como mediadora Jéssica Lorena Lima, professora de Teatro e ativista dos movimentos sociais.

Aquelxs interessadx podem encaminhar um direct para o Instagram @gruneccariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!