Educação, blogosfera e racismo são os temas mais destacados no Conversa Com Blogueiros Altaneirenses


(FOTO/ Reprodução).

Texto: Nicolau Neto e Alana Soares

Em virtude face da pandemia do novo coronavirus que já ceivou quase 4 mil pessoas no Ceará e mais de 36 mil no país, o encontro entre blogueiro de Altaneira ocorreu na manhã deste domingo, 07,  por meio de uma videoconferência de mais de duas horas pelo aplicativo Zoom, um dos principais neste ramo e transmitida pelo página da Rede Blogs de Altaneira, no Facebook.

A jornalista Alana Soares em texto publicado na tarde ontem no Blog de Altaneira chegou a classificar o momento com histórico e destacou que os sete blogueiro participantes “avaliaram trajetórias, fizeram e ouviram críticas e comentaram o poder e a importância da comunicação”. Ainda segundo Alana, “entre os assuntos mais comentados, questionou-se o comportamento dos blogueiros diante de questões político-partidárias; quais as responsabilidades dos comunicadores do público; como o blogueiro escolhe o que é ou não notícia; ser seria antiético um comunicador estar diretamente ligado a política; e como afastar o vírus antidemocrático das Fake News”.

A mediação do encontro ficou a cargo do vereador e professor Adeilton, do Blog Vereador Prof. Adeilton. A escolha se deu porque o debate intitulado “Conversa com os Blogueiros Altaneirenses” feito pela mesma plataforma do poder legislativo e foi estruturado no formato de rodadas de perguntas entre os blogueiros e do público para um debatedor através dos comentários.

Entre os assuntos mais tocados pelos blogueiros, principalmente na apresentação dos blogs e entre perguntas entre eles foi a importância da educação na transformação da sociedade, a necessidade da construção de uma educação antirracista e como isso pode ser feito se utilizando da ferramenta blogosfera, além da extrema necessidade de se continuar lutando pela separação entre política e religião.

Alana destacou no texto que o “Blog de Altaneira, pioneiro na cidade, foi elogiado como referência em assuntos pertinentes e credibilidade” que o blogueiro Soares agradecendo a confiança do leitor, enfatizou que a informação verdadeira e de qualidade é o que norteia o trabalho e aproveitou o momento para cobrar respostas da gestão municipal que, segundo disse, dificilmente responde os questionamentos lançados afirmando que uma das frases mais reproduzidas nas postagens de assuntos locais é que Nenhum gestor municipal se manifestou até o fechamento dessa postagem”.

Já Nicolau Neto, escreveu ela, “destacou que procura multiplicar vozes, disseminando conteúdo qualificado no tocante à política e Direitos Humanos. Questionado sobre silêncio em assuntos municipais polêmicos, rebateu: ‘nunca nos omitimos a criticar o governo municipal e frisou que apenas noticia aquilo que considera interessante e que estaria para além da disputa de polos políticos'".

Em que pese ainda a Nicolau é necessário mencionar que ele afirmou que o principal objetivo de quem administra um blog ou qualquer outra meio de comunicação é contribuir para que as pessoas sejam capazes de ao ler forma opinião e em todos os momentos que teve a oportunidade de fala destacou o carácter racista da sociedade brasileira.

Abaixo destaco o resumo feito das principais faldas dos blogueiro feito por Alana Soares:

Entusiasta da ciência e educação, o professor Paulo Robson enfatizou o potencial da  blogosfera como ferramenta de pesquisa, disseminação de conhecimento e aprendizado para a vida e para a educação formal. Para ele, esse tipo de comunicação fortalece o pensamento crítico centrado em fatos e análises.

Também participou o professor e líder religioso Vinícius Freire, que mantem o blog Ministério Nissí, voltado para assuntos religiosos e notícias do ministério local. O professor defende a separação entre igreja e política e é uma voz crítica ao presidente Jair Bolsonaro por criar uma falsa imagem messiânica de salvador, iludindo e ludibriando especialmente o nicho evangélico.

Ítalo Duarte, do Palavras do Itim, foi econômico nas palavras ao explicar como separa o trabalho de assessor de comunicação da Prefeitura de Altaneira das notícias que posta em seu blog pessoal. A pergunta foi feita pelo professor Vinícius ao levantar debate sobre parcialidade na divulgação ou não de notícias.

Logo em seguida Júnior Carvalho, do blog A Pedreira, conhecido por não ter meias-palavras, disparou “gosto de ser verdadeiro; meu blog é ‘politiqueiro’ (...) Podemos desagradar alguns, mas as matérias são verdadeiras”.

Já o vereador Professor Adeilton justificou que em virtude de assumir o comando do Legislativo Municipal tem postado poucos matérias no seu blog, mas também pesou na sua decisão o fato de que perdeu os seus colegas de bancada que saíram da oposição para a situação. O Blog do Vereador Adeilton era o principal de divulgação das atividades da oposição na gestão anterior.

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra no perfil da Rede Blogs de Altaneira no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!