Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas- obra de Vera Candau e Flávio Moreira


(Capa/ Reprodução).


A questão “multicultural” enquanto campo teórico vem sendo tratada por alguns pesquisadores e pesquisadoras de forma mais incisiva nos últimos anos.

A organização de “Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas" ficou a cargo de Vera Candau, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do professor Antônio Flávio Barbosa Moreira, da Universidade Católica de Petrópolis que, a bem da verdade, já possuem livros que discutem, dentre outras temáticas, a formação de professores, currículo e cultura.

A obra em análise (li há três anos), assim como outras que já publique no Blog para esta nova série, é a junção de diversos textos de várias/os autoras/es que além dos dois, conta com Michelle Januário Câmara, Nilma Lino Gomes, Marília Pinto de Carvalho, Luiz Carlos Moita Lopes, Stella Caputo, Paulo Carrano e Carmem Teresa Gabriel.

Foram objetos de analise, respectivamente, Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica; Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica; Questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03; Gênero na sala de aula: a questão do desempenho escolar; Sexualidades em sala de aula: discurso, desejo e teoria queer; Ogan, adósu òjè, ègbónmi e ekedi - O candomblé também está na escola. Mas como?; Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades e Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currículo em "tempos pós".

A leitura do livro é indispensável não só para pesquisadores/as desta questão. Mas também para docentes e estudantes de cursos superiores, com enfoque para as licenciaturas, especialmente a área de humanas, pois é um grande impulsionador de um posicionamento crítico e a uma tomada de partido frente aos temas desenvolvidos.


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