Blog Negro Nicolau merece os parabéns pela persistência e pela coragem de resistir em meio a um cenário desafiador, por Josyanne Gomes


A antropóloga e professora Josyanne Gomes é colunista do Blog Negro Nicolau.

O Blog Negro Nicolau anda longe de ser somente um Blog, talvez isto soe como algo redundante, ou, mera retórica, mas calma aí que eu já explico. Para mim, além de um portal de comunicação que trabalha com seriedade e compromisso, quando o assunto é (in) formação de qualidade, Nicolau cumpre honestamente seu papel de professor ao nos ensinar diariamente sobre pautas necessárias socialmente.

Como historiador ele nos faz refletir sobre processos importantíssimos, pelos quais nós passamos enquanto humanidade, seu trabalho traça um panorama teórico conceitual sobre questões como racismo e classe social, que valem a pena a gente conhecer. No que diz respeito a informação e conhecimento em tempo real, é através do seu Blog que altaneirenses ficam ligados no que acontece a nível local, regional, nacional e global.

Pautas de grande relevância como ensino e educação, gênero e sexualidade, relações políticas, negritudes, empoderamento, identidade e pertencimento, dentre tantos outros, figuram como marca registrada nesses nove anos de estrada que o Blog completados ontem.

Sonhos são guias que rege nosso caminhar, projetos duram quando acreditamos nos nossos sonhos, por isso, que este espaço merece comemorar e celebrar seu aniversário. Quantos de nós levaria adiante um projeto executado em uma cidade de pequeno porte e que recebe constantes críticas? Sejamos sinceros consigo mesmos, talvez algum de nós sucumbiria a pressão de comentários negativos.

Não é fácil apostar num sonho, e é exatamente por esse motivo que histórias assim merecem nossos aplausos e reconhecimentos.  

Enquanto filha do município de Altaneira, eu não poderia deixar de felicitar um trabalho do qual sou fã e, acompanho desde que fazia graduação e me atualizava sobre as notícias de Altaneira a partir deste blog.

Antes de ser amiga e gostar do trabalho que Nicolau desenvolve há quase uma década, eu felicito este espaço de comunicação e conhecimento pela persistência e pela coragem de resistir em meio a um cenário tão desafiador. Que estes nove anos de luta e propagação da educação possam se multiplicar cada vez mais! Esses são os votos da Flor do Cariri! ___________________________
Josyanne Gomes é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora e colunista do Blog Negro Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!