Conheça Luiz Manoel, um dos idealizadores da Banda Cabaçal de Altaneira


Luiz Manoel (Esquerda) e João Zuba, idealizadores da Banda Cabaçal. (FOTO/ João Alves).

Texto: Nicolau Neto

Luiz Manoel de Almeida é como tantos altaneirenses um homem que vive da agricultura. Residente no conjunto populares é difícil encontra-lo em casa em dias de semana e em poucas vezes que isso é possível ele está praticando outra atividade que tão bem lhe marca e pela qual as pessoas mais lhe procuram – consertar bicicletas.

Nascido em 1946 (74 anos), “seu Luiz”, nome pelo qual é conhecido, exerce com maestria o trabalho de mecânico de bicicletas em um local ao lado de sua casa, principalmente o enraimento de rodas.

Outras artes que seu Luiz domina bem é tocar pífano e zabumba. Companheiro de João Zuba, foi, ao lado desde, responsável por uma das bandas cabaçais de Altaneira. Na banda, ele era responsável por tocar no intervalo de terça, por fazer o arranjo.

Uma de suas últimas aparições foi em 2012 durante a conferência municipal de cultura. Naquela oportunidade, do som dos pífanos saiu o Hino de Altaneira. Seu Luiz teve a companhia de seu fiel companheiro e que o ajudou a idealizar a Banda Cabaçal, João Zuba.

A partida de João Zuba (clique aqui e saiba mais sobre ele) chegou a impactar o município vizinho de Assaré que por tanto tempo foi utilizado como um dos locais para a apresentação do grupo. Luiz Manoel conta que que depois de falecimento do mestre o grupo parou de tocar. Ele ainda tem em sua residência os instrumentos pífano e zabumba e chegou a apresenta-lo para seus familiares que já ousam a tirar algumas notas, mas não o suficiente para dar continuidade a banda. Luiz afirma que seu sonho é gravar um DVD relatando os feitos da banda cabaçal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!