Apenas 5 partidos de Altaneira estão regularizados no TRE -CE


Partidos políticos de Altaneira regularizados no TRE - CE. (FOTO/ Montagem/ Nicolau Neto).

Texto: Nicolau Neto

Teve início no último dia 5 de março e se estenderá até o próximo dia 3 de abril o prazo para que vereadores e vereadoras possam migrar de partido político por justa causa sem que percam o mandato.

Em Altaneira, por exemplo, o vereador Flávio Correia que havia sido eleito pelo Solidariedade (SDD) foi o primeiro a utilizar essa janela. Ele já anunciou que irá engrossar as fileiras do Partido Democrático Brasileiro (PDT), a mesma agremiação de Antonio Leite, Ciêr Bastos e Valmir Brasil.

Quem também poderá trocar o Solidariedade é o professor de Biologia, ex-secretário de Educação, ex-presidente da Câmara e atual secretário de governo Deza Soares. Em contato com a redação do Blog, Deza disse que possivelmente o Partido dos Trabalhadores (PT) será o seu destino. “Haverá uma reunião ainda para decidir”, destacou ele ao tomar contato com o texto "Quem elegerá a maioria na Câmara de Altaneira?publicado na noite do último sábado (14) neste Blog. O secretário já anunciou que pretende disputar mais uma vez um assento no poder legislativo municipal.

Já o dia 4 de abril é último prazo para todos/as aqueles/as candidatos estejam filiados a partidos políticos devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas eleições de 2016 Altaneira tinha dez partidos registrados junto ao Tribunal Superior Eleitora (TSE) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE – CE): PT, PDT, SDD, PMDB (agora MDB), PR, PTB, PRP, PSDB, PSD e PC do B. Diante deste cenário, a redação do Blog fez uma consulta junto ao TRE – CE e constatou que desses dez, apenas quatro estão com órgãos - definitivo ou provisório -, devidamente registrados no TRE – CE.

O grupo da oposição possui dois registrados. O PDT liderado pelo ex-prefeito Delvamberto Soares e o PSD do presidente da Câmara Adeilton Silva e do candidato a prefeito derrotado Ricardo Arraes. O fim da vigência do PDT (órgão definitivo) é 22 de junho de 2021.  Já o PSD que possui órgão provisório é 10 de abril do ano em curso.

Já o grupo da base também tem dois regularizados. O PT do prefeito Dariomar e PSDB da vereadora Zuleide Oliveira. O primeiro tem órgão definitivo vigente até o dia 10 de novembro de 2023 e o segundo até o dia 14 de junho deste ano.

Quem também está regularizado é o Podemos do radialista e suplente de vereador Paulo Henrique Maia que disse não fazer aliança com nenhum dos dois grupos. O Podemos tem órgão provisório vigente até o dia 31 de dezembro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!