Seminário Nacional História e Contemporaneidades, na URCA, continua com inscrições abertas


Seminário Nacional História e Contemporaneidades, na URCA, continua com inscrições abertas.
(FOTO/ Reprodução).

Em sua quarta edição, o Seminário Nacional História e Contemporaneidades, cujo tema será: PASSADOS (RE)NEGADOS: HISTÓRIA, VERDADE E DEMANDAS POLÍTICAS, realizado na Universidade Regional do Cariri-URCA, Crato-Ce entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2020, traz para reflexão os problemas relacionados ao fazer histórico e às demandas políticas surgidas em meio à profusão de narrativas históricas, elaboradas e disseminadas através dos mais variados ambientes e suportes de comunicação, que resultaram, por exemplo, na reedição dos debates sobre verdade e negacionismo. Nesse sentido, o evento propõe pensar sobre as críticas à produção acadêmica do conhecimento histórico e a construção de narrativas históricas em outros espaços sociais.

O evento visa, ainda, estabelecer pontes com outras áreas do conhecimento, com agentes participantes de movimento sociais e uma reflexão sobre cidadania e direitos humanos. Desse modo, as mesas redondas, conferências e simpósio temáticos objetivam proporcionar um rico diálogo com a presença de profissionais de diversos estados e diferentes áreas de atuação.

Propomos um debate transdisciplinar com a intenção de fomentar discussões sobre os usos da história, enquanto campo disciplinar, atravessado por demandas políticas e disputas em torno do passado e de projeções para o futuro.
___________________________________________
Com informações do site do evento. Clique aqui e saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!