Equipe do Site CEERT recomenda Blog Negro Nicolau como referência


Equipe do Site CEERT recomenda Blog Negro Nicolau como referência.
(FOTO/Reprodução/Instagram).

Texto: Nicolau Neto

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é uma organização não-governamental brasileira que foi fundada em 1992. A ONG procurara garantir os direitos da população negra apoiando a luta pelo fim das desigualdades étnico-raciais e o preconceito existente. O CEERT desenvolve projetos que procuram facilitar à população negra ter acesso igual na justiça e no trabalho. A iniciativa do projeto veio de 3 pessoas, Hédio Silva Jr, Ivair Augusto Alves dos Santos e Maria Aparecida Silva Bento.


Atualmente a ONG possui uma equipe de psicólogos, juristas, educadores, sociólogos, assistentes sociais e gestores de pessoal, que procuram promover e divulgar a ideia da inclusão racial. O trabalho é feito baseado em diagnósticos, passando por algumas etapas como a primeira sendo a elaboração e depois a implementação de programas que promovem a igualdade racial e a valorização da diversidade em sindicatos, escolas, empresas e órgãos públicos. Além do trabalho motivado por uma questão social, o CEERT é responsável por assessorar órgãos do governo, instituições privadas e movimentos sociais em formação política, capacitação do pessoal e produção de material didático.

A coordenadora executiva Maria Aparecida Bento iniciou sua carreira como professora da educação básica e depois como psicóloga organizacional em empresas, e logo depois entrou para o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, como coordenadora de uma área que cuidava da discriminação racial no trabalho. Como coo-fundadora acompanha Hédio Silva Jr e Ivair Augusto como fundadores da instituição, os quais se juntaram com a ideia de combater o racismo.

As vezes ou quase sempre a equipe de comunicação do CEERT reproduz textos escritos por este professor e blogueiro e publicados no Blog Negro Nicolau, o que para nós é uma honra muito grande visto a importância do site e a visibilidade que ele tem no país. O site é um dos mais conhecidos no Brasil quando as temáticas são as descritas nesse texto.

Recentemente ao reproduzir texto do nosso blog com o título “III Marcha Regional das Mulheres Negras do Cariri terá como bandeira central Marielle Franco”, a equipe não só divulgou, mas também fez recomendações a sexs inúmerxs leitorxs. “Recomendamos a leitura do blog, momento de aumentar nossas referências”, diz o CEERT em sua rede social no Instagram.

O professor Isac ao perceber a recomendação afirmou que “o CEERT tem nos quadros profissionais da envergadura de Cida Bento. Por isso a recomendação e ampliação de referências com os escritos do Nicolau Neto”. Disse ainda que sente muita admiração pelo trabalho que desempenho. “Sigamos produzindo conhecimento e divulgando e fazendo o enfrentamento ao reacionarismo e ao obscurantismo”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!