Enquete demonstra que do atual quadro de parlamentares de Altaneira, apenas 4 conseguiriam a reeleição


Enquete para vereador e vereadora de Altaneira.
(FOTO/Reprodução/Facebook).


Texto: Nicolau Neto

A pouco menos de um ano das definições dos principais grupos políticos partidários do município de Altaneira visando as disputadas eleitorais de 2020 para o cargo de vereador/a, o Blog Negro Nicolau lançou no último dia 03 de outubro, enquete visando colher informações sobre a preferência de seus leitores e leitoras quanto a possíveis candidatos/as à Câmara Municipal.

A enquete não tem valor de pesquisa, na forma que se percebe no Art. 33, da Lei 9.504/97, se configurando simplesmente como um mero levantamento de opiniões, sem método científico e controle de amostra para sua realização. Nesse tipo levantamento não existe rigor técnico e estatístico, dependendo, apenas, da participação espontânea do (a) interessado (a).

No entanto, ela serve de base para saber a popularidade de que dispõe cada provável candidato (a), além de analisar como está o nível de politização de leitores (as) /eleitores (as) quanto ao acompanhamento do cenário político no município com acusações dos dois polos (oposição/situação) políticos do município e das reviravoltas ocorridas no poder legislativo municipal que acabaram repercutindo no executivo. Vereadores que davam sustentação ao prefeito Dariomar hoje não dão mais e aquele/as que foram eleitos/as pela oposição, agora estão ao lado do gestor.

Para evitar qualquer angústia ou receio de quem pretendesse participar da pesquisa, foi disponibilizado no grupo "A Política de Altaneira" na rede social facebook sugestões de nomes por ordem alfabética. A pergunta era: “Se as eleições para vereador (a) de Altaneira fossem hoje, em quem você votaria?”. Mais de 20 nomes foram colocados como sugestão, entre velhos (as) conhecidos (as) do campo político e novatos (as).

Os(as participantes poderia ainda escolher a opção “outro(a)” ou ainda adicionar a pessoa de sua preferência. A redação do Blog informou no momento do lançamento que a manifestação era livre e advertiu também que não era tempo de fazer propaganda eleitoral, podendo quem o fizesse ser punido na forma da lei.

O resultado que terminou ontem (31/10) demonstrou que do atual quadro que compõe o legislativo, apenas 4 conseguiriam a reeleição (Silvânia Andrade, Adeilton Silva, Antonio Leite e Flávio). Desses, apenas 1 é do grupo de sustentação à administração (Silvânia). A enquete mostra também que o número de participantes (217) foi pouco se considerado a quantidades de pessoas que estão no grupo (1.930). Vale ressaltar ainda que das nove primeiras posições, quatro são pessoas que nunca ocuparam um assento na casa e apenas um retornaria e outros dois nomes disponibilizados não receberam votação.

Abaixo o resultado:

Silvania Andrade – 29,03%
João Bel – 19,8%
Adeilton Silva - 12,4%
Deza Soares - 5,06%
Antonio Leite – 3,2%
Paulo Henrique – 3,2%
Givanildo Gonçalves - 2,7%
Reginaldo Venâncio - 2,7%
Flávio Correia - 2,3%
Ciê Bastos – 1,8%
Valmir Brasil – 1,8%
Clécio Sousa – 1,8%
Alice Gonçalves – 1,3%
Zuleide Oliveira – 1,3%
Genival Ponciano – 1,3%
Dr. Soares - 1,3%
Nicolau Neto – 1,3%
Gean Freire – 0,9%
Vinícius Freire - 0,9%
Lélia Oliveira – 0,9%
Thalles Almeida – 0,9%
Outro (a) – 0,9%
Devaldo Nogueira – 0,4%
Gutemberg Estevão – 0,4%
Rafaela Gonçalves – 0,4%
Lucena Lúcia - 0,4%
Josyanne Gomes – 0,4%
Leila Magnólia – 0
Mirian Tolovi - 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!