Bumba Meu Boi pode receber título de Patrimônio Cultural da Unesco



(FOTO/ Marcio Vasconcelos/ Acervo Iphan).


O tradicional Bumba Meu Boi do Maranhão pode receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.


A candidatura da principal manifestação folclórica do Maranhão, elaborada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será avaliada pela Unesco, entre os dias 10 e 12 de dezembro, na Colômbia.

O Bumba Meu Boi é uma das principais manifestações culturais do Estado e recebe destaque pela diversidade dos sotaques durante o festejos de São João realizados no Maranhão. A brincadeira foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, sendo considerada um ‘Complexo Cultural’, por agregar diversos bens associados em uma única manifestação.

Em termos de expressão popular, o Bumba Meu Boi possui performances dramáticas, musicais e coreográficas, no plano material, podem ser apreciados o artesanato das indumentárias, os bordados feitos no couro do boi, os instrumentos musicais que são confeccionados artesanalmente.

Candidatura

A proposta é encaminhada na lista representativa da Unesco e o bem cultural deve atender os requisitos que estão dispostos na Resolução 1/2009 do órgão. Se for preenchido, a proposta de candidatura é enviada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, junto de uma avaliação preliminar feita pelo Departamento de Patrimônio do Imaterial do Iphan.

Em seguida, é elaborado um dossiê de acordo com o formulário da Unesco e com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco de 2003. O documento diz que o bem preenche requisitos de excepcionalidade cultural e por isso, deve receber o título.

Caso seja o vencedor, o Bumba Meu Boi será o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional da Unesco. Entre os vencedores do país, estão a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014).

21 Anos Patrimônio da Humanidade

Em 1997, São Luís recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em 6 de dezembro de 1997 em Nápoles, na Itália.

O conjunto arquitetônico do Centro Histórico, com seus 407 anos de história, é composto por casarões seculares, revestidos por azulejos portugueses, reúne um acervo com mais de mil prédios construídos entre os séculos 18 e 19, que são tombados pelo patrimônio federal.

A capital colonizada por portugueses nasceu moderna, já que sua planta foi desenhada no século 17 e inspirada pelo urbanismo espanhol, que época tinha Portugal sob domínio. As peculiaridades como traçados lineares nas ruas, com desenhos geométricos, quadras bem desenhadas, garantiram a São Luís, o titulo de Patrimônio Mundial da Humanidade.
____________________
Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!