Professor Alex Baoli mediará Café Literário: Quem estava falando sobre nós não éramos nós



Alex Baoli.  (FOTO/Reprodução/Facebook).
Texto: Nicolau Neto

A praça Siqueira Campos, no município de Crato –CE, sediará na noite desta terça-feira, 15, um café literário. O evento é uma iniciava do Serviço Social do Comércio de Crato (Sesc/Crato) dentro do “Festival Palavra”.

Mediado pelo professor Alex Baoli, o Café Literário se configura como “o movimento das letras que gritam por liberdade”, além de ser “um recorte no tempo para debater a negritude como protagonista numa sociedade em sua face mais excludente”. Para tanto, estará no cerne das discussões o tema “: Quem estava falando sobre nós não éramos nós” a partir da leitura/interpretação dos escritores Itamar Vieira Jr (BA) e Tom Farias (RJ).


Abaixo uma breve biografia dos dois:

Itamar Vieira Jr

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, em 1979. É autor da coletânea de contos “A oração do carrasco” (2017), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em revistas especializadas na França e EUA. Seu mais recente trabalho é o romance “Torto Arado”, vencedor do prestigiado Prêmio LeYa. 

Tom Farias

Tom Farias, carioca, é jornalista, professor de literatura brasileira, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. Já publicou 13 livros, entre biografias, romances, peças de teatro, ensaios literários, infanto-juvenis. Entre os livros publicados, destacam-se "Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil", e "José do Patrocínio: a pena da abolição", que já está indo para a segunda edição. É autor dos romances “Os crimes do rio vermelho” e do inédito “Toda fúria”. Como crítico literário, já passou pelas revistas "Poesia Sempre", "Ô Catarina" (SC), "Raça Brasil" (SP), e os suplementos literários "Ideias Livros", do Jornal do Brasil, “Pensar”, do jornal Estado de Minas, e "Prosa & Verso", do jornal O Globo, onde ainda escreve. Finalista do Prêmio Jabuti, de 2009, já foi agraciado com os prêmios da Academia Brasileira de Letras, Câmara Catarinense do Livro, Governo do Estado de Santa Catarina e FLUP 2018. Colaborou no programa “Espelho”, produzido e dirigido por Lázaro Ramos. E ainda atua na área do audiovisual, escrevendo para cinema e televisão. Recentemente lançou pela Editora Malê, “Carolina: uma biografia”, apresentando a complexa trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus.

Um comentário:

  1. Ficou muito boa a matéria-divulgação: sucinta, simples e didática, com o brilho que só você sabe dar, Nicolau. Muito grato!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!