Vereadora de Nova Olinda apresenta PL para criação da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz


Vereadora Lourdes da Saúde. (FOTO/Reprodução).


Na Sessão da quinta-feira, dia 19 de setembro de 2019, a Vereadora Lourdes da Saúde (PRTB) apresentou na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE, o Projeto de Lei 09/2019 para criar a Comenda Professora Maria Constância da França Muniz.

A honraria a que se refere o Projeto de Lei 09/2019, será conferida a pessoas físicas, professores aposentados que tenham dado sua contribuição à Educação deste Município, Nova Olinda-CE, sendo a homenagem concedida em vida.

Ficando ainda definido que é de competência da Câmara de Vereadores de Nova Olinda, do Poder Executivo e de iniciativa popular a concessão da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz.

Conforme o Art. 7º do referido Projeto de Lei:

Terá direito a referida homenagem com necessidade de aprovação pelo Plenário da Câmara Municipal, até 05 professores aposentados deste município, por ano, com indicação a partir de uma lista de 10 nomes sugerida por uma comissão de 03 vereadores sendo os referidos professores contemplados com a comenda no mês de outubro de cada ano em decorrência da comemoração do dia do professor”.

Sobre a Professora Maria Constância da França Muniz

Maria Constância da França Muniz.
(FOTO/Álbum de Lucélia Muniz).

Atualmente é Patrona Imortal na Cadeira 35 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE ocupada pela acadêmica Lucélia Muniz da França.

Nasceu aos 04 de dezembro de 1936 no Sítio Patos, município de Nova Olinda-CE. Filha do agricultor João Trajano de França e da agricultora e artesã Ana Rosa de Lima conhecida como Dona Santa.

Por falta de professores na localidade onde residia, começou a lecionar aos 14 anos de idade, cursando apenas estudos de admissão. Professora por vocação, desde cedo se destacou como aluna e com a habilidade de ensinar.

Foi uma das primeiras Professoras da Escola Capitão Plácido, localizada no Sítio Patos, município de Nova Olinda-CE em que lecionava 3ª. e 4ª. Séries, turma multisseriada, e líder comunitária desta localidade. Professora da Pré-Escola Cirandinha. Professora no MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, tornando-se tanto alfabetizadora de crianças como de adultos. Também participou como colaboradora do Projeto RONDON.

Alfabetizou muitas pessoas, e como líder comunitária, sempre lutou pelo bem-estar de sua comunidade. Muitas pessoas devem a esta Professora a capacidade de leitura e o incentivo para continuar os estudos. Aposentou-se como Professora após lecionar durante 36 anos.

Faleceu aos 55 anos de idade em sua residência, no Sítio Patos em Nova Olinda-CE, aos 18 de setembro de 1992, numa sexta-feira às 23:15h, vítima de um câncer de mama. Seu corpo encontra-se sepulto no Jazigo da Família Trajano de França, no Cemitério São Sebastião, na mesma cidade.

A referida comenda irá para votação no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE na Sessão do dia 26 de setembro de 2019, próxima quinta-feira. Confirmou presença nesta sessão o Diretor Regional de Patrimônio, o Dr. Francisco Adriano de Sousa (Cadeira 02) da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE.

Desde já, nós que fazemos a Família Muniz & França agradecemos a Vereadora Lourdes da Saúde (PRTB) pelo reconhecimento à Professora Constância, bem como os demais professores que poderão ter em vida o reconhecimento pela dedicação, empenho e contribuição à Educação de Nova Olinda.

Convidamos professores, estudantes, nossos familiares, amigos, acadêmicos da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE e a população de nosso município a se fazerem presentes à Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE na Sessão do dia 26 de setembro.
___________________________
Com informações do Blog Ubuntu Notícias.

Um comentário:

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!