28 anos da fundação do SINSEMA, por José Evantuil


José Evantuil. (FOTO/Nicolau Neto).

Eleito em 04 de novembro de 2018 com 61% dos votos como presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), o professor e membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe (ALB/Araripe), José Evantuil, encaminhou a redação do Blog Negro Nicolau na noite deste domingo, 15, texto em que faz menção aos 28 anos de fundação da entidade representativa dos servidores públicos de Altaneira.


No texto ao qual intitulou de “Mês do Sinsema”, Evantuil faz um apanhado cronológico das principais bandeiras de luta e conquistas do sindicato, além de relatar as dificuldades encontradas, como aquela em que permaneceu inativo até 2001.

Abaixo íntegra do texto:

Mês do Sinsema
Fundado em Assembléia Extraordinária de 15 de setembro de 1991, instalada no Centro Comunitário de Altaneira. Presentes 153 servidores. Na pauta do momento lutar contra as perseguições ora vindas do poder público e a pauta do futuro, plantar uma bandeira de lutas por direitos erguida e frutífera até aos dias atuais.
No ano seguinte 1993, a nova entidade enfrentaria as históricas demissões em massa de 73 servidores da prefeitura, muitos dos quais retornariam aos quadros públicos e a prefeitura pagou indenização 16 anos após.
O sindicato permanece quase inativo até 2001. Ano que seu atual presidente seria filiado.
Em 2007 sob nova assessoria jurídica emplacou grandes vitórias em prol dos servidores.
Em 2010 já estava em sede própria dando corpo de maior robustez frente aos desafios travados com os gestores.
Em 2011 atingiu apogeu de conquistas históricas aprovando o PCCR e o ESTATUTO DO SERVIDOR. Deixando o município em uma posição confortável no cenário cearense.
Em 2012 faz vigorar o PCCR e faz Enquadramento e valorização do magistério com valorização da carreira e do salário.
Em 2014 o município implanta o salário mínimo.
Em 2015 inaugura a nova sede.
Em 2018 inaugura espaço vitalizado com piscinas para uso dos sócios.
Em 2019 faz com sucesso a campanha salaria com reajuste para as categorias.
Assessoramento na realização do novo enquadramento do magistério.
Implacável e vigilante para com os direitos de seus associados.
É assim que defendemos que seja o Sinsema.
Por isso hoje desejamos PARABÉNS ao seu corpo de sócios e a todos que fazem o serviço público de qualidade nesse município.
Muitas conquistas ainda virão, aguardem...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!