136 curtas de animação para aprender sobre filosofia, sociologia e política


(FOTO/Reprodução/Hypeness).


Enquanto o presidente do Brasil decreta o fim das faculdades de Filosofia e Sociologia, pessoas esclarecidas sabem que não existe progresso sem pensamento crítico. Por isso, a empresa especializada em educação online – Macat, produziu uma série de curtas de animações sobre as principais teorias dos maiores pensadores da humanidade. Ao todo são 136 vídeos, com duração de aproximadamente três minutos cada, sendo que todos estão disponíveis no Youtube.

Os temas abordados são variados e vão desde a filosofia clássica – passando por Platão e Aristóteles, até questões de gênero, debatidos por Simone de Beauvoir e Judith Butler. A ‘Origem das Espécies’- de Charles Darwin e ‘A Arte da Guerra’ – de Sun Tzu, também estão presentes na compilação, que é extremamente didática e oferece uma bela introdução a estes pensadores, essenciais para a construção da sociedade na qual vivemos hoje.

Ler o consistente ‘Para além do bem e do mal’ – de Hannah Arendt (aliás – um assunto que não poderia ser mais atual), não é fácil. Porém, em apenas três minutos você terá acesso e irá compreender um pouco de sua teoria, escrita em 1963. Infelizmente, o conceito sobre a banalidade do mal continua mais vivo do que nunca, porém assim como outras teorias essenciais, sem acesso à filosofia e sociologia, estaremos abdicando do pensamento crítico e nos transformando em robôs.

Os vídeos estão disponíveis apenas em inglês, no entanto é possível utilizar o serviço de legendas automáticas do Youtube, que pode ser ativada no canto inferior direito da tela de reprodução. Você pode assisti-los em casa, no carro, transporte público ou qualquer outro lugar. Afinal, não se engane: Conhecimento é poder e continuará sendo sempre resistência!
_________________________________________________
Com informações do Hypeness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!