Eleita e empossada nova diretoria da Aprece para o biênio 2019-2020


Eleita e empossada nova diretoria da Aprece para o biênio 2019-2020. (Foto: Reprodução/Aprece).

Prefeitos e prefeitas de diversas regiões cearenses participaram da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), realizada, na tarde desta sexta-feira (25), para eleger os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2020. Eleita por aclamação, a Chapa União pelo Municipalismo foi confirmada para administrar a Aprece pelos próximos dois anos, tendo como novo presidente o prefeito de Cedro, Nilson Diniz.

O evento – que contou com representações do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa e de diversos órgãos parceiros – foi aberto pelo então presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, que falou sobre as principais ações da entidade nos últimos anos. Após sua fala de boas-vindas, ele ressaltou a relevância do trabalho da Aprece para o desenvolvimento municipal e a importância da união de todos os gestores municipais em torno de uma entidade forte e atuante. Gadyel aproveitou para enaltecer e agradecer a estreita parceria do Governo do Estado com a Aprece, colocando-se sempre aberto ao diálogo e realizando ações e articulações conjuntas.

Durante a Assembleia, o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito José do Nascimento, fez uma apresentação sobre as principais ações realizadas pela entidade nos dois últimos anos. Na oportunidade, ele destacou o foco dado pela última gestão da Aprece para a área da capacitação, com a oficialização e o efetivo funcionamento da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece e das Redes Técnicas da entidade. Enumerou e apresentou, com dados e números, os resultados positivos das ações implantadas pela Aprece, a  exemplo da grande economia gerada aos municípios filiados pelo Diário Oficial Eletrônico administrado pela entidade, e dos serviços prestados pela equipe técnica da associação nas mais diversas áreas. Além disso, ressaltou as conquistas municipalistas nacionais encabeçadas pela Aprece, por sua articulação nesses dois anos com a presidência do Senado Federal e por sua força na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O processo eleitoral transcorreu conduzido por comissão presidida pela prefeita de Aratuba, Maria Auxiliadora Batista. Aclamados por unanimidades, os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade para o biênio 2019/2020 foram imediatamente empossados. Em sua fala após a posse, o novo presidente da Aprece, Nilson Diniz, agradeceu o apoio e a confiança dos prefeitos e prefeitas cearenses que confiaram na sua pessoa para a presidência da Aprece, bem como todos os colegas de chapa que ao seu lado certamente trabalharão com afinco em favor do municipalismo e dos municípios cearenses.

Nilson Dinz falou sobre a crise financeira enfrentada pelos municípios não só do Ceará ou do Nordeste, mas de todo o Brasil. Agora se impõe ao novo Governo Federal uma mudança de postura diante dos municípios e também do Estado. O Ceará é um Estado que ainda tem das melhores situações fiscais do país. “A Aprece tem que abraçar causas importantes, como a insuficiência do Fundeb para a Educação dos municípios, o subfinanciamento da Saúde e de praticamente todos os programas nacionais são subfinanciados”, citou.

O novo presidente da Aprece salientou a importância da parceria entre o Estado e os municípios, a exemplo do que houve na Educação, afirmando que esse tipo de ação tem excelentes resultados e torna o Ceará pioneiro e exemplo nacional. “Vamos sugerir ao Governo algum tipo de trabalho conjunto voltado para estimular o esforço fiscal dos municípios. É preciso ajudar os municípios a ter equilíbrio financeiro, não só como um programa de Governo, mas sim de Estado. Confiamos na possibilidade de trabalho conjunto com o governador Camilo Santana”, adiantou Nilson Diniz.

Eleito como novo presidente de Honra da Aprece, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, falou sobre a igualdade da luta municipalista, independente do tamanho dos municípios. “A redução da participação da União nas responsabilidades públicas nas mais diversas áreas inviabiliza as gestões municipais. Não dá para governar bem sem recursos e acumulando dificuldades. A nossa força e o nosso poder de influência está e nossa união”, afirmou.

O Assessor Especial de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, elogiou o poder de mobilização e articulação da Aprece em torno das pautas de interesse municipal. Ele reforçou o intuito do governo estadual de continuar e intensificar a parceria com a associação, destacando que há uma tendência de muitas dificuldades para Estados e municípios junto o novo Governo Federal, “isso faz com que a união de todos seja cada vez mais importante e necessária”.

Aprece 50 Anos

Durante a solenidade, foi realizado o lançamento do Livro Aprece 50 Anos – Ceará Berço do Municipalismo Brasileiro, que marcou as cinco décadas de atuação da entidade. A obra, assinada pelo jornalista Luis Sérgio Santos, é um resgate da história da associação no movimento municipalista local e nacional, bem como no desenvolvimento e fortalecimento dos municípios. Destaca os líderes municipalistas do Estado e seus principais feitos.
Conheça, abaixo, os novos dirigentes da Aprece:

Biênio 2019-2020

Diretoria Executiva

Presidente: Franscisco Nilson Alves Diniz (Cedro)

Vice-Presidente: Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula (São Benedito)

Secretário- Geral: Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa (Alto Santo)

1° Secretário: Josevan Leite de Oliveira (Maurití)

Tesoureiro Geral: Francisco de Castro Menezes Junior (Chorozinho)

1° Tesoureir: Osvaldo Honório Lemos Neto (Reriutaba)

Presidente de Honra: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (Fortaleza)

Conselho Fiscal

Titular:  Aline Cavalcante Vieira (Boa Viagem)

Titular:  Ecildo Evangelista Filho (Mombaça)

Titular:  José Webston Nogueira Pinheiro (Solonópole)

Suplente: Carlos Frederico Citó Cesar Rêgo (Tauá)

Suplente: Luiz Claudenilton Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro)

Suplente: Carlos Sergio Rufino Moreira  (Ipu)

Conselho Deliberativo

Região 01: José Firmo Camurça Neto (Maracanaú)

Região 02: Felipe Carlos Uchoa Sales Ribeiro (Umirim)

Região 03: Carlos Alberto Rocha Bruno (Morrinhos)

Região 04: Amanda Arruda Menezes (Granja)

Região 05: José Jaydson Saraiva de Aguiar (Tianguá)

Região 06: Alex Henrique Alves de Melo (Pacujá)

Região 07: Francisco Cordeiro Moreira (General Sampaio)

Região 08: Roberlandia Ferreira Castelo Branco (Guaramiranga)

Região 09: Valdemar Araújo da Silva Filho (Pindoretama)

Região 10: Raimundo Weber de Araújo (Russas)

Região 11: Joacy Alves dos Santos Junior (Jaguaribara)

Região 12: Marcondes de Holanda Jucá (Choró)

Região 13: Carlisson Emerson Araújo da Assunção (Poranga)

Região 14: Bismarck Barros Bezerra (Piquet Carneiro)

Região 15: José Barreto Couto Neto (Quiterianópolis)

Região 16: Simão Pedro Alves Pequeno  (Orós)

Região 17: José Geraldo dos Santos (Ipaumirim)

Região 18: Francisco Dariomar Rodrigues Soares (Altaneira)

Região 19: João Gregorio Neto (Granjeiro)

Região 20: Francisco Agabio Sampaio Gondim (Penaforte)
(Com informações do site da Aprece)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!