Visite Altaneira e conheça o Projeto ARCA


Sede da ARCA, localizada à Rua Padre Agamenon Coelho. (Foto: Divulgação).

O projeto ARCA (Associação Raízes Culturais de Altaneira) é uma entidade sem fins lucrativos e que vem desenvolvendo há mais de uma década importantes trabalhos no município de Altaneira, sendo suas atividades distribuídas entre a Fundação e a Associação.

A Fundação desenvolve projetos relacionados à área educativa. Ganha destaque aqui os projetos Inclusão Digital, Biblioteca ARCA da Leitura, Melodia, dentre outros. A Associação, por sua vez, é referenciada por gerar, através da solidariedade renda aos agricultores. A apicultura é exemplo desse quesito.

Em 2011 o Projeto ARCA foi contemplado como um dos 242 pontos de cultura do Estado do Ceará.


Depois de ter ficado três anos afastado para o doutorado, depois de ter escutado muita gente afirmar que a ARCA morreria “sem Carlos e Mirian”, posso afirmar hoje que a ARCA está mais viva do que nunca. E isso nos dá um profundo sentimento de realização. Afinal, muitas das sementes que foram plantadas germinaram com a força do protagonismo, do amadurecimento e da autonomia”, disse o professor Carlos Alberto Tolovi, um dos mentores do projeto. 

A sede fica localizada à Rua Padre Agamenon Coelho, no centro da cidade. Ficou curioso sobre como realmente funciona o projeto? Quer saber o que acontece no dia-a-dia, a partir das atividades desenvolvidas? Quer saber como as crianças, adolescentes e jovens encontram os seus talentos, fortalecem sua autoestima e se reconhecem como sujeitos históricos? Quer saber como o "espaço" da ARCA transforma as pessoas para que estas transformem a sua realidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!