Estrela de ‘Pantera Negra’ vai lutar pela igualdade de gênero na ONU


O poder das mulheres negras pela equidade de gênero / Foto: Reprodução - Hypeness.

Se você sentiu saudades da General Okoye, pode se acalmar. A Organização das Nações Unidas acaba de anunciar que a atriz e dramaturga Danai Gurira, umas das estrelas de Pantera Negra, será embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres.

A norte-americana terá como missão principal dar apoio e visibilidade ao trabalho das Nações Uniidas em prol da igualdade entre homens e mulheres. A estrela de outro sucesso, Vingadores: Guerra Infinita, recebeu o título honorário da ONU em lugar mais que especial.

Gurira foi oficializada no cargo durante o Festival Global Citizen Mandela 100, que aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul. Antes do anúncio da nomeação, Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da ONU Mulheres, reconheceu a importância da atriz para a equidade de gênero.

Como autora, artista e ativista em busca do empoderamento feminino e da igualdade de gênero, com seu olhar aguçado para os direitos humanos, ela está unicamente qualificada para comunicar e inspirar”.

Danai Gurira não poderia estar mais feliz com a notícia. Durante a cerimônia na África do Sul, local marcado pela expressividade da luta de Nelson Mandela, ela explicou como o amor feminino se reflete na sua obra.

Minha paixão pelas mulheres e meninas (sempre) foi o foco das narrativas que eu crio, bem como dos papeis que consegui interpretar. Sempre busquei romper os limites e contar as histórias daqueles que são frequentemente marginalizados e ignorados. Estou muito feliz em me unir à ONU Mulheres para amplificar muitas outras histórias de todo o mundo e para dar voz aos que estão trabalhando incansavelmente para tornar a igualdade de gênero uma realidade.”, declarou a atriz, de origem norte-americana e zimbabuense.

A consagração de um dos destaques de Pantera Negra como embaixadora da Boa Vontade aconteceu em meio às atividades da ONU para os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O tema deste ano é #MeEsctueTambém, com enfoque na solidariedade e inclusão de sobreviventes de agressões.

Ainda na África do Sul, Guirra e Mlambo-Ngcuka vão se reunir com mais de 200 jovens mulheres negras da Academia Africana de Liderança para debater desafios e experiências das ativistas na instituição.

É do Brasil

Quem também deu passo importante na trajetória foi Marta. A jogadora de futebol é mais uma das embaixadoras da Boa Vontade pela ONU Mulheres.

Marta, atualmente com 32 anos, vai dedicar seus esforços para incentivar a luta pela igualdade de gênero e empoderamento em todo mundo. A ideia é inspirar mulheres e meninas a romper estereótipos para que elas consigam seguir em busca de seus sonhos. Inclusive no esporte.

Garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial. Eu sei, a partir da minha experiência de vida, que o esporte é uma ferramenta fantástica para o empoderamento”, declarou a atleta. (Com informações do Hypeness).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!