Lançamento de livro e diplomação de novos acadêmicos marcam primeiro aniversário da ALB/Secccional Araripe


Membros da ALB/Seccional Araripe. (Foto: Aristóteles Alencar/Frame Produções).

A Academia de Letras do Brasil (ALB) se configura como uma entidade nacional, se fazendo presente em 80% do território brasileiro e com atuação fora do país. No Ceará, ela chegou em 02 de julho de 2016 sob a presidência de Luiz Aldir da Silva e já conseguiu empossar 55 (cinquenta e cinco) membros fundadores efetivos e vitalício.

Já no município de Araripe, a Seccional foi instalada no dia 27 de outubro de 2017, representando também as cidades de Altaneira, Campos Sales, Potengi, Salitre e Santana do Cariri. Para comemorar seu primeiro aniversário, a Seccional Regional Araripe preparou uma grande e diversificada programação a começar na sexta-feira, 09, tendo como atrações uma exposição de arte com óleo sobre tela do escritor, artista plástico e acadêmico de Santana do Cariri Raimundo Sandro Cidrão concomitantemente a posse individual de Adriano Sousa, presidente da seccional que apresentou trabalho de pesquisa sobre a patrona Noemi de Alencar Arraes.

No sábado, 10, houve a entrega da comenda “Benfeitores do Cariri” a personalidades, instituições e imprensa, dentre as quais elenca-se Blog Ubuntu Notícias – Nova Olinda-CE; Escola Sagrado Coração – Campos Sales-CE; Festival de Música Santa Cecília – Santana do Cariri-CE; Filme Sedição de Juazeiro – Juazeiro do Norte-CE; Missa do Vaqueiro-Araripe-CE; Paróquia de Santa Teresa D’Ávila – Altaneira-CE; Padre Vileci Basílio Vidal pelos relevantes serviços prestados como pároco de municípios do Cariri-Oeste; Revista Cariri – Crato-CE e Santuário de São Pedro – Distrito Quixariú / Campos Sales-CE.


Nicolau Neto, José Evantuil e Jesus Leite - Da Esq. para a Dir. (Foto: Paulo Henrique).

Ainda no sábado foi diplomada como patrona da ALB/Seccional Araripe, a escritora Elizabeth Antão, lançamento do livro “Patronos, Vol. 1”. A obra é uma ação coletiva reunindo os trabalhos de pesquisas Sandro Cidrão, Adriano Sousa, Eliziane Alves, Francisca Lira, José Evantuil, Maria Elói, Lucélia Muniz e Germá Martins. Segundo Sandro Cidrão e Adriano Sousa, a ideia é que lançar mais três volumes com todos os trabalhos de pesquisas dos membros da ALB/Seccional Araripe.

A noite foi encerrada com a diplomação de dez novos integrantes, dentre eles dois são de Altaneira – os professores Nicolau Neto e Socorro Lino. Além destes, Altaneira está representada também pelo professor e sindicalista José Evantuil. São eles/as:

Diplomação dos dez novos membros da ALB/Secional Araripe. (Foto: Aristóteles Alencar/Frame Produções).

Nicolau Neto e Adriano Sousa.
(Foto: Aristóteles Alencar/Frame Produções).
Germá Martins dos Santos;
José Jesus Leite;
José Nicolau da Silva Neto;
José Saymon Rodrigues Pereira;
Lucélia Muniz da França;
Lúcia Castro;
Maria Edivania da Silva;
Maria Elói da Silva Oliveira;
Maria Oliveira Lino.

Atualmente a ALB/Seccional Araripe conta com 41 cadeiras, tendo em seus quadros professores/as, escritores/as, músicos, poetas, entusiastas culturais e cidadãos/ãs de indiscutível prestígio na área de formação/atuação com assento perpétuo.

O professor Nicolau foi diplomado e ocupará a cadeira nº 33 sob o patronato do mestre de cultura altaneirense João Sabino Dantas, conhecido no meio cultural como mestre João Zuba em face de sua atuação na Banda Cabaçal e na Dança de São Gonçalo. Socorro Lino tem como patrono o poeta Antonio Rodrigues dos Santos, conhecido popularmente por “Ribuliço”.

Para o presidente da entidade do cariri oeste, Adriano Sousa, a posse de cada acadêmico só é possível quando há a apresentação do trabalho de pesquisa sobre o patrono ou patrona. “Essa foi a forma de contribuir de alguma forma para o despertar da arte de escrever, uma maneira de garantir que se tenha produtividade”, pontuou.

Abaixo você confere todos os 41 membros da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe:

01 – José Evantuil de Sousa;
02 – Francisco Adriano de Sousa;
03 – Francisca Ionete Pereira;
04 – Francisco Torres Pimentel;
05 – Tereza Mara de Oliveira;
06 – Eliziane Alves Barbosa;
07 – Antonia Lucia Nunes de Alencar Almeida;
08 – Linik de Deus Costa Lima;
11 – Cícero Arlindo dos Santos;
12 – Raimundo Sandro Cidrão;
13 – José Vandir de Araújo Alencar;
14 – José Saymon Rodrigues Pereira;
15 – José Tarciano Rodrigues Nogueira;
16 – Indra Dias Timóteo;
18 – Maria de Fátima Amorim;
19 – Paulo Fabiano Alberto Nunes;
20 – Luiz Carlos Salatiel;
21 – Lúcia Maria de Oliveira Castro Pires Tavares;
22 – José Roberto de Morais Silva;
23 – Francisca Ferreira de Lira e Silva;
24 – Maria do Socorro Guedes Venâncio;
25 – Pedro Alves Cavalcante Neto;
26 – Germá Martins dos Santos;
27 – José Humberto de Alencar Filho;
28 – Antônio Hélio da Silva;
29 – Adriana Pereira Costa;
30 – Francisca Matos Arrais;
31 – Maria Oliveira Lino;
32 – Elisângela Oliveira;
33 – José Nicolau da Silva Neto;
35 – Lucélia Muniz da França;
36 – Raimunda Máximo Feitoza Costa;
37 – Antônio Rafael Sobrinho;
38 – Maria Elói da Silva Oliveira;
39 – Mariano de Oliveira Carvalho;
40 – Maria Edvânia Silva;
41 – José Jesus leite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!