sábado, 11 de agosto de 2018

Ursal, a teoria da conspiração que virou meme


Imagem capturada do vídeo abaixo.

No primeiro debate entre presidenciáveis transmitido pela TV aberta em 2018, talvez o momento que tenha mais chamado a atenção foi uma pergunta feita pleo candidato Cabo Daciolo (Patriota) a Ciro Gomes (PDT).

"O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que o senhor pode dizer aqui à nação brasileira sobre o plano Ursal, União das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas?", disparou. "Meu estimado cabo, tive muito prazer de conhecê-lo hoje e pelo visto o amigo não me conhece. Eu não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo e acho que está respondido."

Daciolo não se deu por vencido e disse que Ciro "sabe sim", relacionando a Ursal a uma "nova ordem mundial", que eliminaria todas as fronteiras do continente, surgindo uma única nação, a "Pátria Grande". "Quero deixar bem claro que no nosso governo o comunismo não vai ter vez", disse o deputado federal pelo Rio de Janeiro, eleito originalmente por um partido de esquerda, o Psol. "Democracia é uma delícia, uma beleza, dei por ela a vida inteira, e continuarei dando, mas ela tem custos", ironizou Ciro.

         


A dita Ursal, que seria um acrônimo para União das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas, já era um "meme" que circulava entre a direita brasileira desde antes de existires redes como o Facebook e o Twitter. Há até "dossiês" na internet dando conta de que a trama para fazer tal país teria nascido no Foro de São Paulo, conferência de partidos, movimentos e organizações de esquerda nascido em 1990. A entidade ocupa parte do imaginário da direita brasileira como se fosse uma verdadeira "legião do mal", pronta para traçar estratégias e planos mirabolantes para implantar o comunismo onde for possível.

O fato é que a ideia da Ursal "pegou" nas redes sociais. Não só inspirando pessoas que gostariam de fato que a Ursal existisse como estimulando a criação de cenários no contexto do novo país. Muitos lembraram, por exemplo, que a seleção nacional de futebol já nasceria eneacampeão, com os dois títulos do Uruguai, os dois da Argetnina, e os cinco do Brasil, projetando o ataque da equipe com Neymar, Messi, Suárez e Cavani. A Ursal já tem até uniforme.

Outros estenderam a conspiração (e a piada, obviamente) resgatando a música América Geral, de Xuxa (com Sandy), que seria o "hino da Ursal". A letra diz: "Uma América/Mais América/De norte, sul, central/Minha América, nossa América/América igual/Oh América!/Faz América/De um sonho ser real/América geral!". Premonição da rainha dos Baixinhos ou conluio com o comunismo?

O termo "Ursal" ficou no topo dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter por quase 24 horas.


0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!