UFCA terá aula inaugural da disciplina “Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira” neste dia 30


Imagem capturada do portal da UFCA.


Nesta quinta-feira, 30, às 18h00, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Brejo Santo, ocorrerá aula inaugural da disciplina “Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira” e será ministrada pelo professor Dr. Reginaldo Domingos.

Segundo o sítio da instituição, no momento inaugural será realizada uma mesa redonda com a participação do professor Robson Almeida, Pró-Reitor de Cultura da UFCA, da professora Ana Karla Nascimento, do Instituto de Formação de Educadores (IFE) e do professor Reginaldo Domingos, proponente da disciplina e docente do mesmo IFE.

Esta é a primeira vez que a Procult oferta disciplinas livres aptas a serem cursadas por estudantes de todos os cursos da UFCA. Para Gustavo Ramos, coordenador de Política Cultural da Procult, a oferta de disciplinas pela Procult é fruto de um longo debate que envolveu toda a comunidade acadêmica para que se pudesse definir, conceitualmente, o que seriam essas disciplinas ofertadas por uma pró-reitoria de Cultura.

Ainda de acordo com o sítio da UFCA, a disciplina Educação, Cultura, História Africana e Afro-brasileira tem como finalidade promover o reconhecimento e a valorização das contribuições sociais, históricas, culturais, tecnológicas e educacionais legadas por africanos e afrodescendentes na formação da identidade nacional, bem como incitar práticas de pesquisas educacionais voltadas às questões étnico-raciais e afrodescendentes.

Para a professora Alexsandra Oliveira, esposa de Reginaldo, esse é “mais um importante espaço de discussão e construção do conhecimento sobre as africanidades e afrodescendencias que se abre na Universidade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!