Sônia Guimarães, primeira negra brasileira doutora em Física, confirma presença no 9º Artefatos da Cultura Negra


Sônia Guimarâes, primeira negra brasileira doutora em física. (Foto: Reprodução/ YouTube).

A professora Sônia Guimarães confirmou presença no 9º Artefatos da Cultura Negra. Ela ministrará palestra no primeiro dia de evento, 18 de setembro, às 08h00, no auditório da Universidade Federaldo Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte. A informação foi divulgada na página do artefatos no facebook há poucos minutos.

Sônia é a primeira negra brasileira Doutora em Física e a primeira mulher negra a ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Professora do ITA desde 1993. Possui graduação em Licenciatura Ciências - Duração Plena pela Universidade Federal de São Carlos (1979), mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (1983) e doutorado (PhD) em Materiais Eletrônicos - The University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1989). Atualmente é Professora Adjunta III do Instituto Tecnológico da Aeronáutica ITA, e foi Gerente do Projeto de Sensores de Radiação Infravermelha - SINFRA, do Instituto Aeronáutica e Espaço - IAE, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial CTA de 1996 a 2010. Tem experiência na área de Física Aplicada, com ênfase em Propriedade Eletróticas de Ligas Semicondutoras Crescidas Epitaxialmente, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento epitaxial de camadas de telureto de chumbo e antimoneto de índio, processamento e caracterização de dispositivos foto condutores, que lhe rendeu um pedido de patente. Colaboradora e conselheira fundadora da Universidade Zumbi dos Palmares mantida pela ONG Afrobras. A professora Sônia Guimarães desenvolve projetos com estudantes carentes visando à inclusão de negras e negros no ambiente acadêmico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!