Quem são as 12 personalidades altaneirenses homenageadas pela EMEI Professora Fausta Venâncio?


A aluna Geusimara Targino de Sousa representou a Mestra do São Gonçalo e Rezadeira Maria Isabela, a Dona Angelita. (Foto: Alana Maria).

A redação do Blog Negro Nicolau (BNN) recebeu no início da tarde deste sábado, 30, via correio eletrônico, texto da professora e atual diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Fausta Venâncio, Socorro Lino, informando as 12 (doze) personalidades “marcantes” nesses 60 (sessenta) anos de emancipação política do município que foram homenageadas durante a apresentação do seu Arraiá na primeira noite da 18ª Edição do Festival Junino de Altaneira.

As homenagens foram realizadas através de alunos e alunas que perfaziam percursos no Ginásio Poliesportivo Antonio Robério Carneiro vestidos à caráter e levando alguns elementos que caracterizavam os/as personagens.

A professora informa ainda que foram entregues a cada um/a comenda como lembrança. Ela ressaltou que a participação dos pais para a realização da quadrilha foi de fundamental importância.

Abaixo os nomes de estudantes acompanhado de resenha das personalidades homenageadas. 

EMEI PROFESSORA FAUSTA VENÂNCIO
PERSONALIDADES MARCANTES.60 ANOS DE ALTANEIRA 

1. Por isso convidamos a Aluna Maria Linara de Lima Freire que cursa o infantil IV e que  graciosamente  representa hoje essa professora destemida e corajosa Fausta Venâncio David, que deixou um legado importantíssimo na história da educação altaneirense  nesses  60 anos .

2. Convidamos agora o aluno José Eles de Oliveira, aluno do Infantil V, que representa o ex-prefeito Francisco Fenelon Pereira, que  politicamente governou Altaneira durante  dois mandatos, sendo inclusive o primeiro prefeito de Altaneira, destacando-se como personalidade marcante na política Altaneirense.

 3. Quem vem agora é a nossa aluna Maysa Valentina Barbosa  nos lembrando uma mulher simples, guerreira e feliz, Maria Glória da Conceição  (a parteira Mãe Gulora) a “mãe de muitos filhos de uma geração que nasceu de 1944 até 1995(ano que parou de pegar menino). Esse dado é do advogado Raimundo Soares que em 2004  realizou um levantamento em todo o município, contando com o apoio da rádio Comunitária de Altaneira”, "o resultado da pesquisa contabilizou 1.860 alunos.” Citação feita pela jornalista Alana Maria Soares em uma reportagem da Revista Cariri em  8 de janeiro de 2016Mãe Gulora viveu até os 96 anos de idade e se  eternizou  na história de Altaneira .

4. Convidamos o nosso aluno Lucas David Barbosa que representa o Sr. João Ivan Alcântara que exerceu o cargo de  prefeito por 4 mandatos. Durante o tempo em que esteve como prefeito se dedicou totalmente a cuidar de Altaneira e de seu povo. Por isso ficou marcado na história Altaneirense.

5. Na cultura Altaneirense ela é conhecida como “Mestra  do São Gonçalo”, assim cita o Historiador Altaneirense, Professor Nicolau. Vamos receber a aluna Geusimara Targino de Sousa que cursa o infantil IV, e que representa a Dona Maria Isabel, mais conhecida como Dona Angelita. Além de já ter esse título  popular, também é procurada para rezar nas crianças e adultos da nossa comunidade. Já é registrada na história de nossa Altaneira. 

6. Convidamos o nosso aluno Allison Almeida Soares, que cursa o Infantil IV, e que hoje  representa  o nosso Poeta, escritor, Dr. em filosofia pela academia de Letras do Brasil , e está atualmente Presidente da Academia de Letras do Brasil -Seccional Araripe; o Altaneirense Francisco Adriano Sousa. Autor dos livros: Vivi Um Grande Amor; Dona Nem, 93 Anos de HistóriaBiografia; e Dois Dedos de Prosa. Registro aqui a minha satisfação pessoal em ter sido Diretora e Professora de um aluno tão inteligente e estudioso. E com um futuro  tão brilhante. Já faz parte da história altaneirense. 

7. Na Educação de Altaneira foi registrada como uma das melhores Professoras de Português de sua época, convidamos a aluna Milena Félix de Sousa, que representa a Professora Maria Duarte da Silva, hoje aposentada, mas que por várias décadas se dedicou a educação altaneirense como Professora no município e como Diretora da Escola Estadual Santa Teresa, e que ficou conhecida carinhosamente  por “Tia Maria”. Muitos educadores de hoje possui a carinhosa lembrança de ter tido a mesma como professora. Registrada na história altaneirense.

8. Na religião de Altaneira e na vida dos povos que  aqui habitaram nos primeiros anos de sua formação, um jovem deixou sua história registrada  junto a história de nossa Altaneira, vamos convidar o aluno, José Carlos Almeida da Silva,cursa o infantil V, que  representa o Padre Davi Moreira, 1º padre da nossa comunidade, aquele que sugeriu  que o nosso município fosse chamado de Altaneira, por se tratar  de uma terra alta e altiva. Várias pessoas de Altaneira ainda lembram desse jovem inteligente ,que além de padre era também  professor.

9.  Como artesã  ela foi reconhecida como uma das melhores de Altaneira, convido a aluna  Letícia Gabriela, que cursa  o infantil IV, que representa  a Sra. Odísia  Pereira de Lima Gonçalves, a mesma trabalha com crochê, marca, costura e bordados, e já está registrada na história altaneirense.

10. Na política de Altaneira um jovem se destacou, convidamos  o aluno João Víctor Soares, que representa o ex-prefeito Joaquim Soares Neto,(Delvamberto),como filho de Altaneira, em suas palavras o que se destaca mais é o amor que ele deixa claro sentir por sua terra Natal, e como prefeito contribui positivamente para o engrandecimento da mesma.

11. Como microempreendedora recebeu premiação do SEBRAE, -Prêmio, "Mulher de Negócios”, vamos convidar a aluna  Maria Marília Soares, aluna do infantil V, que representa a Sra. Maria Silvania de Andrade, atualmente assume o cargo de vereadora municipal de nossa altaneira, pessoalmente é uma mulher alegre, humana e gosta de servir as pessoas. Já está registrada como personalidade marcante da história de Altaneira.

12. Um homem jovem, sonhador, corajoso, batalhador, caminhoneiro por vocação, mas teve um sonho a mais e conseguiu realizar esse sonho, convidamos o aluno Marlon Soares, que cursa o infantil V, para representar o nosso prefeito Dariomar Soares. Que nesses 60 anos de Altaneira já faz parte da sua história”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!