Prefeito de Altaneira e Secretário de Governo reiteram sugestões para execução da Revitalização da Lagoa Santa Tereza


Prefeito de Altaneira e Secretário de Governo no IEPRO. (Foto: Divulgação).

Sonho antigo de muitos altaneirenses, o Projeto de Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza parece ser ainda apenas uma utopia. Muitos passos foram dados - inclusive com mobilização e apoio de entidades que protocolaram documentos no Fórum Local -, mas até agora nada de concreto.

Circulou no portal oficial do município de Altaneira na manhã deste domingo, 20, a informação de que outros direcionamentos foram efetivados junto ao Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO, em Fortaleza. Conta que foram apresentadas demandas e solicitações de elaboração de projetos por meio da parceria firmada ainda em novembro do ano passado por meio do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo de Altaneira e a FUNECE com a interveniência do IEPRO.

O Secretário de Governo do Município e autor do projeto, Deza Soares, chegou a explicar a ideia da urbanização e revitalização e frisou acerca das três etapas fundamentais, a saber, Reconhecimento e Registro da Lagoa como patrimônio ambiental, histórico e cultural de Altaneira; Projeto de Manejo com Design sugestivo e fundamentação estrutural do Projeto de Manejo (Infraestrutura básica com desassoreamento, despoluição, saneamento, canal de escoamento) e Infraestrutura de Revitalização e Urbanismo com implantação de Parque Ecológico, Arborização, passeio público, áreas de lazer, fonte monumental, centro cultural, avenida no entorno, entre outras ações) e Encaminhamento do Projeto aos órgãos competentes visando recursos para execução.

Ainda de acordo com o referido portal, o secretário argumentou sobre a importância do projeto para os munícipes, principalmente no que pese a prática do lazer e bem estar social e que se executado irá impulsionar o eco turismo.

Já o prefeito Dariomar Rodrigues (PT), voltou a ressaltar a necessidade de se incluir na ideia original a construção de trecho complementar da Rodovia CE 388 que liga Nova Olinda, Altaneira e Assaré, no sentido de que esse trecho seja construído passando às margens da Lagoa e consequentemente, desobstruindo as vias: Av. Santa Tereza, R. Apolônio de Oliveira e Av. Carneiro de Almeida. O portal informa também que o gestor cobrou urgência na elaboração do projeto.

As sugestões foram bem aceitas pelo Diretor-Presidente do IEPRO que afirmou ser viável sua execução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!