Festa de menina branca de 15 anos com escravos negros é criticada



Uma festa de 15 anos com uma temática que remetia ao período colonial provocou uma série de críticas na internet. A má repercussão foi tanta que a cerimonialista precisou divulgar um pedido público de desculpas.

O caso aconteceu em Belém do Pará e a polêmica começou após a divulgação de duas imagens (ver acima) no Instagram Stories — recurso da rede social em que a publicação desaparece após 24 horas no ar. Nas fotos, a aniversariante, branca, é servida por escravos.

Muita gente se espantou com o que viu. “Foi feito uma festa de 15 anos com um tema relacionado a Escravidão. Está no Instagram e eu estou completamente assustada. O rosto da menina foi cortado por ser menor de idade e esse é o perfil da cerimonialista. Sem palavras, completamente”, escreveu uma internauta que repercutiu as imagens.

A cerimonialista Lorena Machado publicou uma nota de esclarecimento. “Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO”, afirmou.

Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação. Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos”, continuou.

A responsável prosseguiu: “Não quisemos fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão. Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos”.

Mais críticas

O pedido de desculpas não foi bem aceito pelos usuários. Nos comentários, as pessoas pedem que o racismo seja denunciado.

Vocês brincam com nossa dor e, depois, vem dizer que foi ‘sem querer’ ou uma ‘homenagem’! Vai se foder!”, publicou uma jovem no Facebook.

Você pensa que já acabou os jeitos das pessoas serem retardadas, mas a criatividade humana vai lá e joga na tua cara que dá pra ser ridículo de infinitas formas”, disse outra.

Algumas pessoas ainda fizeram menção à morte da vereadora do Psol, Marielle Franco, assassinada na noite dessa quarta-feira, 14.

Mulheres pretas morrendo enquanto as brancas brincam de sinhá. #RacistasNãoPassarão”, publicou mais uma internauta. (Com informações do Pragmatismo Político).

(Foto: Reprodução/ Pragmatismo Político).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!