Camilo Santana é o candidato preferido ao Governo do Ceará em 2018 em enquete do Blog Negro Nicolau


A pouco menos de um ano das definições dos principais grupos políticos partidários do Estado do Ceará sobre a formação de chapas visando as disputadas eleitorais de 2018, o Blog Negro Nicolau lançou no último dia 26 de setembro, enquete visando colher informações sobre a preferência de seus leitores e leitoras quanto a possíveis candidatos (as) ao Palácio da Abolição.

A enquete não tem valor de pesquisa, na forma que se percebe no Art. 33, da Lei 9.504/97, se configurando simplesmente como um mero levantamento de opiniões, sem método científico e controle de amostra para sua realização. Nesse tipo levantamento não existe rigor técnico e estatístico, dependendo, apenas, da participação espontânea do (a) interessado (a).

No entanto, ela serve de base para saber a popularidade de que dispõe cada provável candidato (a), além de analisar como está o nível de politização de leitores (as) /eleitores (as) quanto ao acompanhamento do cenário trágico de crises econômica, política e de valores, corroborando para ampliar a corrupção ao qual o país está acometido, bem como das ações desenvolvidas pelos atuais gestores.

A pergunta lançada foi “Se as eleições para Governador do Ceará fossem hoje, em quem você votaria?”. Oito nomes foram colocados como sugestão e disponibilizados em ordem alfabética e para votar bastava acessar o endereço do Blog “negronicolau.blogspot.com.br” e do lado direito clicar na opção desejada. Só era permitido votar uma vez por cada IP, o que, de certa maneira, revela a seriedade da enquete.

O resultado demonstrou que o atual Governado Camilo Santana (PT) é o preferido dos leitores e leitoras do Blog. Apesar das matérias que tem circulado constantemente nos principais sites do Estado, como “O Povo” e “Diário do Nordeste” acerca de uma possível aliança com o presidente do Congresso Nacional, o senador cearense Eunício Oliveira (MDB) – um dos apoiadores da violenta saída de Dilma Rousseff (PT) da presidência, Camilo obteve 29 (vinte e nove) votos, o que representa 42% da preferência.

Quarto colocado no processo eleitoral de 2014 para o Palácio da Abolição, com 2,4% do eleitorado, Ailton Lopes (PSOL) ficou em segundo lugar na preferência ao obter 10 (dez) votos ou 14%. 

O Deputado Estadual Renato Roseno, da mesma sigla que Ailton, foi colocado como opção e obteve 10% ao receber a confiança de sete leitores (as) /eleitores (as). Mesma quantidade para aqueles (as) que não se sentiram representados (as) por nenhum dos nomes elencados.

Mesmo sem uma decisão certa se vai ou não disputar o Governo do Estado, o Senador Tasso Jereissati (PSDB) ocupa o quarto lugar. Ele obteve 8% ao receber 6 (seis votos).

O Deputado Estadual mais votado no Ceará em 2014, o Capitão Wagner (PR), ainda não tem uma decisão sobre qual cargo irá disputar no ano que vem, mas ele obteve o quinto lugar na enquete com três votos ou 4%. Essa mesma porcentagem foi dada a militante do Psol, Adelita Monteiro.

Ao Eunício Oliveira (MDB) coube o último lugar na preferência (1%). Apenas uma pessoa votou no presidente do senado. Na frente dele ainda ficou a militante psolista Soraya Tupinambá com 2%.

A enquete teve a participação de sessenta e oito leitores (as) do Blog entre 26 de setembro e 31 de dezembro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!