Câmara de Altaneira aprova projeto que institui dia municipal de luta contra o câncer de mama


O plenário da Câmara de Vereadores (as) de Altaneira aprovou, na noite desta quarta-feira, 11, o Projeto de Lei Nº 08/2017, da Vereadora Zuleide Oliveira (PSDB), para instituir no calendário oficial da municipalidade o 20 de outubro como o dia municipal de luta contra o câncer de mana.

A matéria recebeu parecer de admissibilidade da Comissão Permanente da Casa e foi aprovada sem nenhum posicionamento contrário e deve ser encaminhada para sanção do prefeito Dariomar Soares (PT).

Vereadora Zuleide Oliveira (PSDB).
(Foto: Júnior Carvalho).
A redação do Blog Negro Nicolau dialogou com a autora do texto. Ao ser indagada acerca do que a teria motivado levar a ideia para discussão e submissão das (os) parlamentares, além dos já conhecidos fatos, Zuleide foi categórica ao afirmar que já teve casos na família. “Minha mãe faleceu de câncer de mana”, disse. Perguntada se conhecia outros casos, ela afirmou que há sim vários. “Falecidas e outras que obtiveram curas”, realçou.

Segundo Zuleide, a ideia é fazer com que nas campanhas a ser desenvolvidas as mulheres possam se inteirar mais, participar mais e procurar a cura. “Temos poucos mamógrafos no pais. É uma doença que mata muito porque as mulheres não fazem a prevenção. E o segundo que mais mata, mas também o que mais cura se o diagnóstico for cedo”, disse ela ao Blog.

A parlamentar já antecipou que pretende apresentar um projeto da mesma natureza no que pese ao Novembro Azul, visando alertar homens para o câncer de próstata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!