Mulher de 24 anos está sendo comparada com Albert Einstein


Uma mulher de apenas 24 anos está sendo comparada com os gênios Albert Einstein e Stephen Hawking. Isso por suas realizações indicarem que ela pode se tornar o próximo gênio desta geração. Sabrina Gonzalez Pasterski, aos 13 anos, estava fazendo os últimos ajustes em um avião monomotor, o qual ela construiu sozinha em dois anos e pilotou a aeronave. Além disso, ela concluiu aos 20 anos a graduação no MIT em três anos e com nota máxima. Atualmente, ela cursa o doutorado em Harvard e estuda buracos negros, a natureza da gravidade e o espaço-tempo.

Do O Povo - É justamente devido aos campos de estudo de Sabrina que ela está sendo comparada aos grandes gênios da ciência. De acordo com o portal britânico The Independent, o desejo dela é de explorar o campo da "gravidade quântica", em que ela procura compreender a conexão do fenômeno da gravidade no contexto da mecânica quântica.

Durante entrevista para o jornal americano Chicago Tribune, Sabrina disse que seus pais sempre a incentivaram, dizendo que nada é impossível. Ela afirma que na infância queria mandar alguém para Marte. Admitiu que tinha esse fascínio pela área aeroespacial. Depois disso, aos 12 anos, iniciou o processo de construção de um avião, que durou um ano, do processo de motangem ao  teste do motor.

Sabrina Gonzales Pasterski quando era mais novo e estava construindo seu avião. Foto: Reprodução.
Ao concluir, ela foi ao MIT para receber o aval e reconhecimento pela aeronave finalizada. Quando chegou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, com 14 anos, a secretária executiva, Peggy Udden, disse que "não conseguia acreditar" e adicionou: "não só porque ela era tão jovem, mas também uma garota".

Sabrina, que é nascida na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e é filha de uma mulher cubana com um americano, concluiu seus estudos e foi tentar uma vaga em uma universidade. A ideia era ingressar no MIT ou em Harvard, mas ela não passou para esse último e acabou ficando na lista de espera para o Instituto de Tecnologia. Quem ajudou-a a entrar de vez na instituição foi Peggy, que mostrou o vídeo do YouTube em que ela documenta a construção do avião para dois professores, Allen Haggerty e Earll Murman, que ficaram impressionados com o que viram. "Nossas bocas ficaram abertas depois que vimos aquilo", disse Haggerty. "O potencial dela era fora do comum", completou.

Sabrina disse que, apesar de ter sido um baque não ter sido aceita de primeira na universidade que planejou, ela usou essa situação para repensar onde queria estar. "Em certo nível, fico agradecida por não ter aplicado para mais universidades, pois se eu tivesse uma universidade como plano b, eu não sei se eu conseguiria me fazer sair da lista de espera", esclareceu. O passo para o doutorado em Harvard foi onde iniciaram as comparações com Albert Einstein e Stephen Hawking.

Atualmente ela tem total autonomia nos seus estudos em Harvard e já foi sondada para trabalhar na Nasa. Já recebeu propostas de emprego diretamente de Jeff Bezos, fundador da Amazon e que agora também tem uma empresa privada que presta serviços ligados a área astronáutica.

Agora com 24 anos, Sabrina diz que nunca esqueceu o dia em que chegou na sala de aula, quando era apenas uma criança, e disse para o professor que tinha pilotado um avião. A resposta dele foi: "Isso é legal, mas o que você fez ultimamente?" Ela disse que "esse virou meu mantra desde então". Quando questionada pelo repórter do Chicago Tribune sobre como ela lida com a pressão de pessoas esperando grandes coisas dela, Sabrina disse: "Eu sou mais dura comigo mesma do que as pessoas são provavelmente comigo. Eu definitivamente sinto como se eu tivesse muito mais para fazer. É ótimo ter esse reconhecimento agora, mas eu espero que isso se torne em algo. Eu espero estar certa sobre ter um sentimento aqui dentro que eu me tornarei grande em algum momento. Dedos cruzados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!