Programa #Partiu, da TV Verdes Mares, demonstra pontos turísticos do município de Altaneira


A estudante do curso de História, Francilene Oliveira, explicando a prática do rapel. Imagem capturada do vídeo do #PartiuAltaneira.

O Programa #Partiu, da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, visitou o município de Altaneira e mostrou as belezas naturais, os pontos turísticos, as práticas de esportes de aventura e o trabalho desenvolvido com crianças, jovens e adolescentes pela Associação e Fundação ARCA.

No primeiro bloco do programa, o apresentador Tep Rodrigues inicia sua passagem por Altaneira que fica a 600 km da capital do Estado e é a cidade mais alta da região do cariri (670 metros acima do nível do mar), demonstrando as vias de acesso a este localidade, como a CE 060, CE 386, CE 292 e CE 388, além da BR 230, conta um pouco acerca da ocupação deste território à margem da Lagoa Santa Tereza (1870) até a sua emancipação em 18 de Dezembro de 1958. 

Programa #Partiu, da TV Verdes Mares, em visita a ARCA. Imagem capturada do vídeo do programa.
Ainda no primeiro bloco, o programa visita à sede da Associação e Fundação ARCA onde outrora funcionava o Hospital. Nesta instituição é recebido pela sindicalista e atual presidenta, a professora Maria Lúcia de Lucena que conta em detalhes as ações que são desenvolvidas tanto pela Associação, que cuida da geração de renda e da economia solidária, quanto pela Fundação, que trabalha com projetos educativos. Lucena demonstrou alguns destes, como o Inclusão Digital (um dos projetos mais antigos), Sala de Leitura, Sala de Música e a Biblioteca Comunitária ARCA da Leitura que, segundo ela, 90% do acervo são provenientes de doação. Já na sala de música, Tep Rodrigues foi recepcionado pelos instrutores Cícero e Charles. “A gente trabalha muito com a questão da qualidade musical, porque o Brasil hoje está vivendo de pornografia na música e a gente passa para esses adolescentes outra forma de ver a música. A gente passa para eles o poder que a música tem”, disse Cícero.

No final do primeiro bloco e no segundo, o apresentador colocou adrenalina na sua passagem pela cidade alta ao conversar com os praticantes de esportes de aventura e membros da Associação dos Condutores de Trilha (Acontrial), Francilene Oliveira e João Paulo. O primeiro destino foi a Pedra dos Dantas, no Sítio Tabocas. Lá os jovens explicaram como e quando decidiram praticar o rapel. Segundo Francilene, o espaço é utilizado para o rapel desde 2014 quando houve um curso proporcionado pela Rede de Educação Cidadã (RECID) e ministrado pelo professor Erick Agato. João Paulo, por sua vez, arguiu que a Acontrial está sempre mobilizando a cidade para a prática do esporte e que vem recebendo de forma constante visitas de alunos da rede pública e universitários.

O Sítio Poças também foi alvo do Programa #Partiu. Aqui o grupo conheceu os produtos do agricultor João Bel e almoçaram e experimentaram os ingredientes da horta orgânica dois irmãos. Segundo João Bel, o cultivo dos produtos vem desde 2011. Na Poças, João Paulo e Francilene também expuseram outra prática de esporte de aventura, o arborismo. A prática foi explicada pelo professor Erick Agato. Segundo ele, “o arborismo consiste em uma técnica desenvolvida pelo pessoal da botânica para que você pudesse andar pela copa das árvores causando o mínimo de impacto e aproveitando as belezas naturais”. Para Francilene, que é estudante do curso de História na URCA, quem vem ao Sítio Poças, tem a oportunidade de fazer trilha, praticar o arborismo e ainda conhecer a Horta Dois Irmãos.

O terceiro e último bloco foi feito no Distrito do São Romão, distante cerca de 10 km da sede. Neste local, a trilha da pedra grande foi o alvo dos holofotes.  A trilha tem um percurso de 1, 200 km e é usada pelo povoado para ter, segundo Francilene, uma vista privilegiada do Vale.

O Programa #Partiu foi exibido às 8h30 deste sábado na TV Verdes Mares.


 Abaixo registro de captura de imagens registrando os principais momentos.

Cícero, Instrutor e voluntário do Projeto ARCA, fala da importância da música na vida dos adolescentes.
Francilene discorre acerca da prática do Rapel no Sítio Tabocas.
Agricultor João Bel explica quando começou a produção na Horta Orgânica Dois Irmãos.

Programa #Partiu na Pedra Grande, no Distrito do São Romão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!