Câmara de Altaneira aprova moção de apoio a PEC das Diretas Já


O Poder Legislativo de Altaneira aprovou na noite desta quarta-feira, 31, por maioria simples, a Moção Nº 03/2017 de apoio a Proposta de Emenda a Constituição (PEC 67/2016), que prevê eleições diretas caso os cargos de presidente e vice-presidente fiquem vagos nos três primeiros anos do mandato.

O texto, entretanto, sofreu contestações. Para o Professor Adeilton Silva (PSD) e Zuleide Ferreira (PSDB), ambos da base de oposição a administração municipal, afirmaram que a constituição precisa ser obedecida. Esta última, conforme informações do portal da Câmara, chegou a afirmar que o congresso saberá escolher o próximo presidente, enquanto que o primeiro realçou que o fato de o povo escolher não garante que um político honesto venha a ocupar o poder.

O mesmo posicionamento não teve seus companheiros (as) de bancada, Alice Gonçalves (PRP) e Devaldo Nogueira (PMDB). O peemedebistas foi taxativo ao discorrer ao que o país precisa passar urgentemente por mudanças e, segundo ele, virá com um processo eleitoral onde o povo possa escolher o próximo representante do executivo federal.

Na mesma linha de raciocínio, os vereadores da base de apoio ao prefeito Dariomar Soares, o presidente Antonio Leite, Ciê Bastos e Valmir Brasil, todos do PDT e Silvania Andrade (PT) fizeram discursos favorável moção e a PEC das Eleições Diretas.

A Moção é de autoria do Vereador Flávio Correia (SD). Ao Blog Negro Nicolau, o edil afirmou que a ideia de apresentá-la partiu do clamor das ruas que querem a saída do presidente Temer e ter o direito de escolha por meio do voto devolvido. O parlamentar pediu apoio dos portais de comunicação hospedado na internet para a divulgação do texto aprovado e frisou que irá leva-lo as casas legislativas estaduais e federais.

A PEC das Diretas Já foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto ainda vai ao Plenário do Senado e depois segue para a Câmara dos Deputados. 

Parlamentares de Altaneira por ocasião da sessão ordinária na noite de quarta-feira, 31 de maio. Foto: João Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!