22 junho 2017

17 pessoas negras da História que você não viu na escola


Na escola, provavelmente, você não ouviu falar sobre os guerreiros e guerreiras ou líderes quilombolas que desenharam a História do Brasil. Ao contrário da ênfase na trajetória dos imperadores Dom Pedro I e II, por exemplo, pouco se estuda dentro da sala de aula a influência negra de nosso país além da escravidão.

Do CEERT - Pensando nisso, a plataforma educacional gratuita Quizlet convidou Stephanie Ribeiro, estudante de Arquitetura da PUC de Campinas (SP) e ativista feminista negra, para elaborar uma lista com 17 pessoas importantes da cultura negra do Brasil. No site interativo é possível aprender sobre cada uma delas de forma dinâmica.


Quem é quem na história negra do Brasil” te leva a descobrir o quanto você conhece sobre as personalidades negras brasileiras. Clique aqui para acessar a plataforma e jogar. O conteúdo também traz os marcos da história negra (confira aqui). Abaixo, veja alguns dos nomes reunidos:

Abdias Nascimento

Abdias Nascimento. Foto: Reprodução - Quizlet.

Foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras.

Antonieta de Barros

Antonieta de Barros. Foto: Reprodução - Quizlet.

Pioneira no combate a discriminação dos negros e das mulheres, foi a primeira deputada estadual negra do país. Atuou como professora, jornalista e escritora.

José do Patrocínio

José do Patrocínio. Foto: Reprodução - Quizlet.

Foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.

Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus. Foto: Reprodução - Quizlet.

Considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil.

Lima Barreto

Lima Barreto. Foto: Reprodução - Quizlet.

Foi um jornalista e escritor que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.

Lélia Gonzalez

Lélia Gonzales. Foto: Reprodução - Quizlet.

Intelectual, política, professora e antropóloga brasileira.

Luisa Mahin

Luisa Mahim. Foto: Reprodução -Quizlet.
Uma ex-escrava africana, radicada no Brasil, mãe do abolicionista Luís Gama.

Luís Gama

Luís Gama. Foto: Reprodução - Quizlet.

Foi um rábula, orador, jornalista e escritor brasileiro.

Tereza de Benguela

Tereza de Benguela. Foto: Reprodução - Quiszet.

Foi uma líder quilombola que viveu no atual estado de Mato Grosso, durante o século XVIII. Foi esposa de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho (ou do Quariterê). Com a morte do marido Teresa se tornou a rainha do quilombo.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares. Foto: Reprodução - Quizlet.
Foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!