Açude do Pajeú, em Altaneira, já atingiu 30,98% do seu volume


Açude Pajeú (Valério) já atingiu 30,98% de armazenamento. Foto: Edinaldo Alves Moreira.

O Açude Valério, conhecido popularmente por Pajeú, localizado na Zona Rural de Altaneira, responsável pelo abastecimento do município, é um dos 153 reservatórios hídricos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Até agosto do ano passado o município de Altaneira corria sério risco de um colapso hídrico e, por conseguinte, um racionamento de água em face deste açude está em volume morte. No entanto, desde de Janeiro do corrente ano que as chuvas vem caindo com regularidade. Em fevereiro, a cidade alta recebeu em precipitações pluviométricas 247,5 mm distribuídos entre os dias 1º (7,0 mm); 12 (20 mm); 20 (105,5 mm); 21 (23 mm); 25 (64 mm); 27 (9,5 mm) e entre às 7h00 da última segunda-feira (27) e às 7h00 da terça (28) o índice atingiu 18,5 mm., conforme já anunciado por este blog.

Segundo dados da Cogerh (conforme imagem abaixo), o Açude Pajeú já atingiu 30,98% do seu volume. Apesar de animadora, a informação ainda não afasta o perigo do colapso hídrico, necessitando que o mês de março tenha a mesma intensidade pluviométrica de fevereiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!