Falta apenas o Pajeú. Chuvas de Fevereiro permitem sangria de vários reservatórios hídricos de Altaneira



Vários reservatórios hídricos do município de Altaneira atingiram sua capacidade máxima com as boas chuvas deste mês de fevereiro.

Segundo dados colhidos junto a Fundação Cearense de meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em apenas cinco dias do mês corrente (1, 13, 20, 21 e 25) Altaneira registrou 219,5 mm em precipitações pluviométricas. Esse índice foi o suficiente para que agregados as pancadas recebidas em janeiro os principais reservatórios de água no município, tanto na sede como nas zonas rurais, sangrassem – Açude da Maniçoba (sede), Açude de seu Mundinho (no sítio Poças), a Barragem de seu Ivan (também conhecida por Lagoa do Sapo) e Açude da Tabocas (no sítio Tabocas).

No primeiro dia de fevereiro os munícipes foram agraciados com tímidos 7,0 mm, onze dias depois com 20,0 mm, com oito dias mais tarde Altaneira recebeu o maior índice – 105,5 mm, 23,0 mm no dia posterior e no último sábado (25) foi registrado 64,0 mm.  Com a sangria desses pontos, o açude do Pajéu (Valério- localizado no sítio Serra do Valério), responsável pelo abastecimento do município fica mais próximo de atingir sua capacidade máxima.

Apesar da alegria com o afastamento do colapso hídrico, as boas chuvas trouxeram um alerta. A degradação ambiental que afeta a qualidade das águas de açudes e lagos, decorrentes de lançamento de vários dejetos que prejudicam a qualidade da água e, por conseguinte a saúde da população.

Abaixo fotos a partir da captura dos vídeos publicados na rede social facebook por vários internautas.


Sangria do Açude da Tabocas. Captura do vídeo de Evandro Andrade.

Sangria do Açude Tabocas. Captura do Vídeo de Antonio Ferreira.

Sangria da Barragem (Lagoa do Sapo). Captura do vídeo de Zé Alves.

Sangria do Açude da Maniçoba. Captura do Vídeo de João Alves.

Sangria do Açude de seu Mundinho. Foto: Antonio Leite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!