Ignorada por sites cearenses, matéria do Blog Negro Nicolau repercute nacionalmente


Foi aprovado na última sexta-feira, 13, pelo Poder Legislativo de Altaneira, um projeto de lei que coloca este município na lista dos mais de 1.000 que incluíram no seu calendário o dia 20 de novembro como feriado oficial.

O projeto de Lei é de autoria do ex-vereador Deza Soares instituindo ponto facultativo nos setores públicos no dia 20 de novembro, dia nacional da consciência negra, sendo comemorado com atividades diversas relacionadas a temática, principalmente em setores como educação e cultura e foi fruto da visita deste professor, ativista do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e blogueiro à Câmara Municipal no dia 25 de novembro de 2016 para apresentar dados chocantes das desigualdade ao qual o povo negro está submetido.

Naquela oportunidade, falei sobre a simbologia do Dia Nacional da Consciência Negra e de diversos temas correlacionados ao dia, como por exemplo, o racismo, a intolerância religiosa, a representatividade (ou a falta dela) negra nos espaços de poder e das desigualdades social e racial oriundos deles. Para tanto, demonstrei dados do IBGE apontando que mais da metade da população no Brasil (53%) é negra, mas que essa mesma classe está subrepresentada nos mais variados espaços de poder.

A matéria sobre a aprovação do projeto acima citado foi publicado em primeira mão neste blog e como sempre enviamos para os principais sites do Estado do Ceará. Enviamos ainda para alguns jornalistas conectados a mim pela rede social facebook. Nenhum portal reproduziu o texto e os jornalistas responderam o que costumam responder – “há outras matérias em pauta” e “iremos encaminhar para nossa equipe de redação” – mas até o momento nenhum deles publicou.

O mesmo não acontece com um dos principais sites do país. O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) que todas as vezes que escrevemos acerca de temas relacionados à diversidade étnica dá destaque, mais uma vez reproduziu.


Reprodução do site CEERT. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!