26 dezembro 2016

Juazeiro do Norte promoverá o I Seminário de Políticas Públicas para Mestres e Brincantes



O município de Juazeiro do Norte será palco entre os dias 04, 05 e 06 de janeiro próximo do I Seminário de Políticas Públicas para Mestres e Brincantes da Tradição. Segundo os organizadores, o encontro visa debater as políticas públicas existentes para os Mestres e Brincantes da Tradição Cultural da Região do Cariri, bem como pensar parcerias institucionais que viabilizem mais espaços para a apresentação e transmissão de seus saberes a partir das necessidades apontadas pelos integrantes dos grupos.

A Tradição Cultural é entendida e compreendida “enquanto patrimônio imaterial, fonte de identidade que carrega a sua própria história constituindo, a partir da pluralidade de sua linguagem, o fundamento da vida comunitária, buscamos discutir propostas que garantam a manutenção desses grupos a partir da comunicação inter-geracional entre Mestres e brincantes que vêm surgindo em nossa região valorizando as comunidades nas quais estão inseridos", frisa seus organizadores na descrição do evento criado na rede social facebook.

O seminário contará com uma programação diversificada conforme abaixo discriminado:

04/ 01/ 17

17h00min - Mesa Redonda: Alemberg Quindins – Diretor da Fundação Casa Grande, Joziel Bernardo (SESC), Ricardo Pinto (Banco do Nordeste), Robson Almeida (Pro-reitor PROCULT UFCA), Mestre Stênio Diniz (xilógrafo). Local: Teatro Patativa do Assaré/ Sesc Juazeiro.

20h00min – Apresentação do Reisado São Luiz de Juazeiro do Norte. Local: Terreiro da Mestra Margarida/ Sesc Juazeiro.

05/01/17

17h00min – Mesa Redonda: Renato Dantas (Territórios Criativos), Padre Cicero (Basílica Nossa Senhora das Dores), Fabiano Piúba (SECULT), Mestre Expedito (Banda Cabaçal Padre Cicero), Mestra Marinês (Coco Frei Damião). Local: Teatro Patativa do Assaré/ Sesc Juazeiro.

19h00min – Show com Geraldo Junior. Local: Terreiro da Mestra Margarida/ Sesc Juazeiro.

06/ 01/ 17

16h00min – Cortejo cultural com grupos de Reisado de Juazeiro do Norte com saída da Praça da Prefeitura – Juazeiro do Norte – em direção à Praça do Socorro;

17h00min - Missa campal de Reis: Benção dos Mestres e Brincantes da Tradição. Local: Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Juazeiro do Norte/CE.

17h30min – Apresentação dos Grupos de Reisado e Lapinha no Terreiro da Mestra Margarida/ Sesc Juazeiro.


0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!