17 novembro 2016

Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Conheça os Irmãos Rebouças



Irmãos Rebouças, Antonio e André Rebouças, nascidos em Cachoeira BA, no final do século XIX.

Filhos de Antônio Pereira Rebouças, advogado, político e conselheiro de Dom. Pedro I, recebedor da Ordem do Cruzeiro por serviços prestados na Guerra de Independência do Brasil.

Publicado originalmente na página Levante Negro

Ambos engenheiros, André ganhou fama ao solucionar o problema de abastecimento de água no Rio de janeiro, então capital ao traze-la de mananciais de fora da cidade.

Como engenheiro militar, André, auxiliou na Guerra do Paraguai ao desenvolver um torpedo utilizado com êxito durante combates.

Junto ao irmão Antônio, apresentaram a Dom Pedro II o projeto da estrada ligando a cidade de Curitiba ao litoral do Paraná, projeto esse ainda hoje admirado pela sua ousadia e a estrada de ferro de Curitiba a Paranaguá conhecida por suas soluções criativas para transpor a Serra do Mar, também projetou a estrada de ferro que liga Campinas a Limeira e Rio Claro.

André além de engenheiro foi uma das vozes mais importantes para a abolição da escravatura ao lado de grandes nomes negros como Machado de Assis, José do Patrocínio e Cruz e Sousa. Ajudou a fundar a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, participou também da Confederação Abolicionista e redigiu os estatutos da Associação Central Emancipadora.

Foi correspondente do jornal londrino The Times durante seu exílio em Lisboa, após isso vai morar durante um breve período em Luanda e por fim muda-se para a Ilha da Madeira no continente africano onde fica até a sua morte.

Devido à grande colaboração dos irmãos Rebouças seus nomes estão em diversos pontos do Brasil como a Avenida (Doutor) Rebouças em São Paulo, Túnel Rebouças no Rio de Janeiro, Rua Engenheiro Antônio Rebouças em Porto Alegre e a cidade de Rebouças no Paraná.





0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!