28 novembro 2016

Como anda a sucessão na Câmara de Altaneira?


Depois dos resultados eleitorais do último dia 02 de outubro que cravaram os nove nomes que irão compor a legislatura 2017 – 2020 na Câmara de Altaneira, continua a incógnita acerca dos (as) três vereadores (as) que formarão a mesa diretora.

Vários boatos surgiram e surgem todos os dias, mas nada que configure nomes certos na disputa aos cargos de presidente, vice e secretário. Nas sessões nenhuma palavra que dê uma dimensão. O prefeito eleito Dariomar Rodrigues (PT) não fez menção ao caso, o que pode significar que este não tem preferência por qualquer um dos edis da sua base aliada.

O mesmo cenário se verifica na base que faz oposição a atual administração. Aqui, o caso se apresenta com mais dificuldade, visto que o seu líder, o vereador prof. Adeilton reconduzido à Câmara para mais um mandato pelo PSD, está com sua situação indefinida. O registro de candidatura do parlamentar foi colocado a prova pela coligação "Com a Força do Povo" formada pelos partidos PT, PDT e Solidariedade e ganhou a adesão do Ministério Público Eleitoral, restando ao Supremo Tribunal Federal (STF) proferir a decisão final. Some-se a isso, o fato de dois dos integrantes do grupo não terem logrado êxito nas eleições – o vereador Genival Ponciano (PTB) que ora ocupa a vice-presidência e a atual presidenta da Casa, Lélia de Oliveira (PCdoB).

Sem se conhecer o (a) candidato (a) do prefeito eleito e sem oficialmente os membros da atual legislatura reeleitos e os novatos terem declarado preferência pelos cargos em disputa, os boatos sugerem Antônio Leite como o mais cotado do grupo da administração para presidir a casa.

Alvo de disputas e desavenças entre os próprios parlamentares e o prefeito Delvamberto Soares, além de duras críticas pela má gerência, a presidência será um dos cargos mais difíceis, pois terá que fazer tudo diferente do que vinha sendo executado até então.

A base de sustentação ao prefeito eleito Dariomar Rodrigues (PT) será maioria, pois elegeu cinco parlamentares, ao passo que o grupo oposicionista terá quatro representantes. 

Sete partidos terão representações no parlamento a partir de 2017, sendo que o PDT lidera com três nomes, conforme discriminação abaixo:

PT – 1
SD – 1
PDT – 3
PRP – 1
PSD – 1
PSDB – 1
PMDB – 1

Painel com os nove parlamentares que irão compor à Câmara de Altaneira entre 2017 e 2020. Painel: Prof. Nicolau.

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!