07 junho 2016

2 anos da Associação dos (as) Condutores/as de Trilha de Altaneira


A Associação dos (as) Condutores/as de Trilha de Altaneira (Acontrial) formada em 2014 por crianças, jovens e adolescentes, alguns dos membros universitários (as) tinha como base da criação a preocupação com a prática de atividades de condução de trilha e de esportes de aventura.

Os proponentes da associação passaram por cursos e formações nos moldes do turismo de base comunitária e visam cotidianamente atingir um dos principais objetivos - introduzir de forma sustentável Altaneira na Rota Turistica do Cariri Oeste, que, não sem razão, lhes proporciona belezas naturais, além de uma tímida base arquitetônica com prédios históricos, mas pouco preservado e a cultura popular encontrada através de danças e ações que remontam as práticas indígenas e afrodescendentes (negras).

A Acontrial ao longo desses dois anos vem colocando o município na rota do turismo ao receber visitas de universitários de outros municípios que além de conhecer o histórico da entidade, têm a oportunidade de realizar práticas esportivas como o arborismo e o rapel tendo como espaço a Trilha Sítio Poças e a Pedra dos Dantas, no Sitio Tabocas.

Um dos integrantes do grupo, o estudante de Educação Física Pedro Rafael Pereira divulgou nesta segunda-feira, 06 de junho, nota em seu perfil na rede social facebook em que menciona a passagem dos dois anos da Acontrial.

Nela, Pedro menciona os passos dados em direção a qualificação sobre Turismo de base comunitário e acerca da socialização dos trabalhos. “Nesses dois anos aprendemos muito, expandimos nossos horizontes e mentes, fortalecemos laços e criamos novos, conhecemos pessoas e nos fizemos ser conhecidos”, disse.

Confira íntegra da nota

Hoje completamos 2 anos de luta junto a ACONTRIAL- Associação dos condutores de trilha de Altaneira-Ce, dois anos do primeiro passo dado em busca de "sabiduria" e qualificação sobre Turismo de base comunitário, com módulos e professore(a)s que nos animavam e que abriram nossas mentes frente a diversos problemas e adversidades do atual mundo. Nesses dois anos aprendemos muito, expandimos nossos horizontes e mentes, fortalecemos laços e criamos novos, conhecemos pessoas e nos fizemos ser conhecidos.


Espero que continuemos firmes e fortes nessa luta, e para aqueles que continuam no grupo e os que se agregaram com o tempo, e assim como eu, querem ver tudo dando certo e da forma certa, agradeço! agradeço pela amizade e por todos os momentos vividos e por aqueles que estão ainda por acontecer”.


Integrantes da Acontrial. Foto: Divulgação.




0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!