01 abril 2016

Ao som de João do Crato, manifestantes do cariri vão às ruas em prol da democracia e contra o golpe



Centenas de manifestantes lotaram a praça Siqueira Campos, no centro do município de Crato, localizado na região do cariri cearense nesta quinta-feira, 31 de março e,  assim como em todo o país eles defenderam a continuidade do regime democrático de direito e se posicionaram  contra o impeachment do governo federal representado pela presidenta Dilma Rousseff (PT).

A Universidade Regional do Cariri (URCA) representada por professores, universitários e servidores, além de artistas e movimentos sociais com atuação na região fizeram parte da manifestação e contribuíram para exercerem o papel de protagonistas da HISTÓRIA.

O historiador e professor universitário da URCA Darlan Reis Jr ao compartilhar imagens em seu perfil na rede social facebook aproveitou o momento para tecer críticas a alguns reitores que, segundo ele, atacaram os docentes em greve realizada pela classe recentemente e foi taxativo ao afirmar:

Só um senão interno: aos reitoristas que atacaram duramente nossa greve docente na URCA, que atacaram até a cor vermelha (e hoje vestiam vermelho), que não respeitaram a Assembleia dos Professores, eu vos digo: estivemos juntos, porém, não misturados.
Somos contra o golpe político e contra todos os ataques aos trabalhadores.

A luta continua, nas ruas e na Universidade”.

João do Crato canta a música "Vai Passar", de
Chico Buarque, durante manifestação em Crato.
Imagem capturada do vídeo compartilhado
na rede social facebook por Henrique Alves;
Durante a manifestação o artista e membro da Rede de Educação Cidadã (RECID) João do Crato cantou a música  “Vai Passar”, do cantor e compositor Chico Chico Buarque. Centenas de vozes o acompanhavam nos versos mais fortes como esses:

A nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações
Seus filhos
Erravam cegos pelo continente
Levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais....”

“Ai, que vida boa, olerê
Ai, que vida boa, olará
O estandarte do sanatório geral vai passar
Ai, que vida boa, olerê
Ai, que vida boa, olará
O estandarte do sanatório geral
Vai passar”.

Professores, Universitários e Movimentos Sociais em ato em favor da democracia e contra o golpe próximo da Universidade Regional do Cariri (URCA). Foto: Prof. Darlan Reis Jr.
Além da Praça Siqueira Campos, a própria URCA foi palco do encontro. Dentro e fora da universidade era perceptível o protagonismo de uma juventude que ainda acredita no poder da mobilização.

No último dia 18 de março as ruas do município de Juazeiro do Norte ficaram sem espaços durante o fim de tarde e início de noite em face de uma grande mobilização promovida por professores, universitários, movimentos sociais e demais membros da sociedade civil objetivando defender a democracia e se posicionarem contra o golpe que vem se desenhando nos últimos meses.

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!