MEC apresenta novidades em relação ao Enem



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como método de ingresso em universidades públicas e de acesso à programas sociais como o Prouni, será aplicado nos próximos dias 24 e 25. Dos 7,7 milhões de candidatos, mais de 2,2 milhões ainda não sabem o local de realização da prova, de acordo com dados do Ministério da Educação.


O Enem deste ano traz novidades, como o fortalecimento nos procedimentos de segurança para evitar fraudes e assegurar a eficácia da prova. “O respeito ao participante também é questão de segurança, então há muito rigor nessa parte ”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Neste ano, candidatos não vão receber a confirmação do local
do exame pelos correios.
A Polícia Federal anunciou a realização de um cruzamento de dados dos candidatos e fiscais – que acompanham o exame – para identificar possíveis riscos. O monitoramento será intenso para evitar o uso de celulares e redes sociais, que também serão vigiadas. “Mesmo que o candidato faça a prova, se identificarmos qualquer fraude, ela será anulada”, alerta o ministro.

Além do reforço na segurança, com a intenção de evitar desperdícios de recursos públicos e conter gastos, uma portaria publicada hoje (16) determina que o candidato isento de taxa de inscrição pode perder o benefício nas próximas edições do exame, caso não compareça nos dois dias sem justificar ausência.

Outra medida adotada com finalidade de minimizar os gastos foi a não impressão da confirmação dos locais de prova. Em outras edições, os candidatos recebiam os cartões pelos Correios, já neste ano, a orientação é para acessarem a página do Enem e verificar onde realizarão o exame. De acordo com o ministro, isso representa uma economia de R$ 46 milhões para os cofres públicos.

Nos dias de prova, os portões dos locais de realização serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a tradicional pontualidade. Serão 14.455 endereços de aplicação em todos os estados do país e no Distrito Federal. É recomendado para os candidatos a visitação prévia da região aonde será realizado o exame, para garantir uma adequação tranquila aos horários nos dias do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!